Da reportagem
Os estudantes da rede municipal de ensino começaram o ano letivo recebendo, de forma gratuita, mais de 12 mil “kits” de material escolar. A afirmação é do secretário da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior.
Durante a cerimônia de inauguração do prédio da creche escola do Astória, realizada na manhã de sexta-feira, 7, Cardoso contou a O Progresso que 12.677 alunos foram contemplados com novos materiais escolares. Conforme ele, o número corresponde ao total aproximado do alunado atendido pela rede municipal.
Os kits escolares são destinados a todos os estudantes matriculados, abrangendo o ensino infantil, fundamental I, fundamental II e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Cada material é montado de acordo com a faixa etária e etapa de ensino.
A entrega dos materiais aconteceu na quarta-feira, 6 – primeiro dia de aula do ano letivo de 2020. A prefeita Maria José Vieira de Camargo, acompanhada do secretário, realizou a distribuição. Os dois passaram por cinco unidades.
Eles percorreram as Emeis (Escolas municipais de ensino infantil) “Sérgio Iazzetti Martins Proença”, do bairro Inocoop (Conjunto Habitacional “Amaro Padilha”) e “Professora Luci Santos de Campos Camargo”, no Jardim Santa Emília. Também entregaram os materiais nas Emefs (Escolas municipais de ensino fundamental) “Professora Magaly Azambuja de Toledo”, no Jardim Santa Rita de Cássia e “Eugênio Santos”, na região central.
Maria José classificou a entrega como uma ação de grande importância, uma vez que a cessão aconteceu já no primeiro dia de aula. A prefeita explicou que priorizou os repasses logo no início do ano letivo “para que os pais dos alunos não precisassem se preocupar com gastos extras com os alunos”.
Os materiais entregues ao ensino infantil contam com agenda escolar, caderno de desenho, apontador, borracha, caixas de canetinha, giz de cera e lápis de 12 cores. Ainda compõem os kits: cola branca, lápis preto, massinha de modelar (com seis cores), pincel, tesoura sem ponta e caixa de guache (com seis cores).
A agenda escolar serve para que possa ser feito o acompanhamento escolar das crianças, junto com a mochila com os recados dos professores e o rendimento escolar. Já os demais itens da caixa são de uso coletivo. A unidade escolar administra o material e repõe ao aluno conforme a necessidade diária.
Para o ensino fundamental I (primeiro ao quinto ano), a caixa é composta por 24 itens, incluindo quatro cadernos de brochura, um caderno de desenho, uma régua, duas caixas de lápis de cor, quatro lápis preto, quatro canetas, dois apontadores, três borrachas, um tubo de cola, uma caixa de giz de cera grande e uma caixa de guache.
Já o ensino fundamental II (do sexto ao nono ano) receberá dois cadernos universitários, um caderno universitário reciclado e outro de desenho, uma régua, uma caixa de lápis de 12 cores, oito lápis pretos, seis canetas esferográficas azuis, três canetas vermelhas, dois apontadores, três borrachas, um tubo de cola e uma tesoura.
“São materiais de primeira qualidade que estamos entregando já no primeiro dia de aula. A mágica é ter uma boa administração, comprometimento e foco naquilo que é para ser excelente na vida das nossas crianças”, destacou o secretário.