Da reportagem
O técnico Júlio Malfi projeta um ano de crescimento e realizações para o XI de Agosto/AABT/Tatuí. Em 2019, além de tornar o projeto de alcançar o profissional uma realidade, a equipe obteve êxito ao garantir vaga na elite do basquete paulista, conquistando o Campeonato de Acesso de forma invicta.
Na visão de Malfi, a boa performance da equipe no final do ano passado aconteceu graças aos esforços somados de todos os envolvidos no projeto.
“Esse bom rendimento no final de 2019 só foi possível graças ao apoio da prefeita Maria José Vieira de Camargo, que nos deu, junto com a sua equipe de trabalho, tudo que precisávamos para iniciarmos bem a equipe”, declarou.
“O vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, o secretário da Educação, Miguel Lopes Cardoso Junior, e o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, entre outros nomes, também nos auxiliaram bastante neste início de trabalho”, complementou o técnico.
Malfi também faz questão de destacar o empenho de todos os jogadores e integrantes da comissão técnica, “que trabalharam arduamente em busca do objetivo inicial de garantir a vaga. Tatuí vai disputar a elite do basquete paulista pela primeira vez na história”.
Antes de estrear oficialmente na edição de 2020 do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1, o XI de Agosto/AABT/Tatuí se preparará com a disputa da Copa São Paulo Adulta Masculina.
De acordo com a assessoria de imprensa da equipe, a Copa São Paulo, a ser disputada de março a junho, não tem o número de equipes definido, pois o prazo final de inscrição vai até a quarta-feira da próxima semana, 15.
“Será uma disputa importante para a nossa equipe, uma vez que teremos adversários tradicionais pela frente. Será importante, também, para verificarmos o estágio em que nos encontramos, dando a possibilidade de fazermos análises importantes, visando justamente à disputa do Campeonato Paulista da Série A-1”, comentou Malfi.
“Esta competição dá a oportunidade de manter os atletas em atividade por mais tempo, possibilitando, também, o surgimento de novos valores, que, no segundo semestre, estarão mais bem preparados e não sentirão a pressão de jogar contra jogadores mais experientes e adversários tradicionais”, completou o técnico.
Conforme o auxiliar da equipe profissional e técnico dos times de base do XI de Agosto/AABT/Tatuí, Filipe Ariel de Almeida Corrêa, o Crânio, em 2020, o município ainda deverá ser representado na modalidade na Liga Desportiva Paulista, Jogos da Juventude, Jogos Regionais e, eventualmente, nos Jogos Abertos.
A O Progresso, Crânio confirmou que a equipe tatuiana recebera convite da CBB (Confederação Brasileira de Basketball) para disputar o Campeonato Brasileiro de Clubes, equivalente à segunda divisão nacional e que dá acesso ao NBB (Novo Basquete Brasil), elite da modalidade no país.
No entanto, segundo Crânio, o XI de Agosto/AABT/Tatuí rejeitou o convite para participar do torneio nacional na atual temporada. A intenção é que a equipe tatuiana seja estruturada neste ano e participe do Campeonato Brasileiro de Clubes em 2021.