Cadastro para o transporte de universitários será em janeiro

Nebam concentrará processos de cadastro, recadastro e pré-cadastro de universitários (foto: AI Prefeitura)
Da redação

A Secretaria Municipal de Educação realiza em janeiro o cadastro de alunos que queiram utilizar o transporte universitário no primeiro semestre de 2020.

Haverá três etapas, divididas em recadastro, cadastro novo e pré-cadastro. Por este motivo, a assessoria de comunicação da prefeitura ressaltou que “os alunos devem ficar atentos às datas e horários” de cada uma delas.

O processo será feito no Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”, à rua Professor Oracy Gomes, 551, centro. Uma equipe da empresa responsável pelo transporte estará no local, para a conclusão do cadastro. A assessoria de comunicação da prefeitura informa que “não será possível realizar cadastros após o término do prazo estipulado”.

O recadastramento de quem já utiliza o transporte será realizado nos dias 15 e 16 de janeiro, das 8h às 17h, e no dia 17, das 14h às 20h.

Os alunos devem comparecer com os seguintes documentos em mãos: uma cópia da declaração de matrícula (também serão aceitos boleto da faculdade ou outros documentos que comprovem a matrícula, como por exemplo, o histórico escolar ou grade curricular); e RG (registro geral) ou CNH (carteira nacional de habilitação) e CPF (cadastro de pessoa física) original.

Quem estuda em Sorocaba e Boituva também deve apresentar uma cópia do comprovante de renda familiar atualizado, como, por exemplo, holerite ou carteira de trabalho.

Pode ser apresentada, ainda, declaração de autônomo autenticada em cartório ou extrato de aposentadoria. Neste caso, é necessário levar o comprovante de renda de todos que estão declarados na ficha de inscrição.

Para novos estudantes, que ingressarão no primeiro semestre de 2020, o cadastro será nos dias 20 e 21 de janeiro, das 8h às 17h, e no dia 22, das 14h às 20h. Os alunos devem comparecer com a ficha de cadastro (disponível para impressão no site da prefeitura – www.tatui.sp.gov.br) preenchida e assinada.

É preciso entregar, ainda, uma foto 3 por 4, uma cópia do RG, uma cópia do CPF e uma cópia da declaração de matrícula (também serão aceitos boleto da faculdade ou outros comprovantes, como histórico escolar ou grade curricular).

A secretaria pede, também, uma cópia do comprovante oficial do benefício Prouni/Fies; e uma cópia do comprovante de endereço no nome do aluno, do pai, ou da mãe (contas de luz, água ou boleto do cartão de crédito).

Caso o documento que comprove a residência esteja no nome dos avós ou de esposo ou esposa, é preciso anexar cópia da certidão de nascimento ou de casamento. Se ele estiver em nome de terceiros, deve-se anexar declaração, com firma reconhecida em cartório, comprovando a veracidade da moradia.

Os estudantes menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Estudantes que aguardam o resultado do vestibular, resposta de financiamentos ou bolsas podem assegurar a vaga no transporte com o pré-cadastro. Ele acontece nos dias 23 de janeiro, das 8h às 17h, e no dia 24, das 14h às 20h.

Os interessados em assegurar vaga devem comparecer com os seguintes documentos: uma cópia do RG, uma cópia do CPF, uma cópia do comprovante de inscrição no vestibular e uma cópia do comprovante de endereço.

Passe livre EMTU

Alunos matriculados nas instituições de ensino superior de Sorocaba que não efetuaram cadastro no site da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) devem solicitar à instituição a inclusão de informações no portal da companhia.

Também é necessário informar se o aluno possui benefícios do ProUni, Fies, ou renda per capita menor que um salário mínimo, preencher formulário de requisição, enviar documentos digitalizados e efetivar pagamento de boleto.

Estudantes já cadastrados e que utilizam o transporte da empresa Rápido Campinas também precisam fazer o recadastramento para o primeiro semestre de 2020, no site (www.emtu.sp.gov.br/passe). Após confirmação da concessão do benefício pela EMTU, os alunos precisam atualizar o cartão junto à empresa.