Da redação
Pela Secretaria de Saúde, a prefeitura divulgou balanço da Campanha de Vacinação Antirrábica, encerrada na terça-feira, 19. De acordo com informações do Centro de Controle de Zoonoses, ao todo, foram vacinados 22.640 animais, a partir de três meses de idade e em bom estado de saúde, sendo 16.640 cães e 5.980 gatos.
Estima-se que existam no município cerca de 25 mil animais, somando cães e gatos. “Os resultados obtidos com a finalização da campanha atestam que a marca de 90% de cobertura vacinal foi alcançada pelo Centro de Controle de Zoonoses, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde”, informou a assessoria de comunicação do Executivo.
Os proprietários de cães e gatos que não vacinaram seus animais durante a campanha – “mesmo com equipes percorrendo todos os bairros urbanos e rurais da cidade”, acentua a assessoria -, ainda podem fazê-lo, dirigindo-se à sede do Centro de Controle de Zoonoses, que está situado na rua José Ortiz, 594, centro.
Ainda estão à disposição 600 doses de vacina antirrábica, sendo que o atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h.
O coordenador do Setor de Zoonoses, Samuel Gimenez, explica ser importante que os proprietários vacinem os animais, “pois ainda não há previsão de quando acontece uma nova campanha antirrábica”.
“Em 2020, a campanha sofrerá um atraso em seu início, devido ao envio tardio de doses da vacina, por parte do Ministério da Saúde, que, possivelmente, ocorrerá somente após o mês de abril. Por esse motivo, não há uma data exata para o início da campanha em 2020, e recomendamos que os proprietários aproveitem as 600 doses disponíveis para vacinar seus animais”, afirmou o coordenador.