Mais
    Início Cultura Conservatório realiza Mostra de Teatro do Pensando na Criança

    Conservatório realiza Mostra de Teatro do Pensando na Criança

    Evento reúne as peças produzidas por alunos de seis escolas (foto: AI Conservatório)

    O Conservatório de Tatuí realiza neste domingo, 3, a “Mostra de Teatro do Projeto Pensando na Criança”. O evento reúne as peças teatrais infantis produzidas por alunos de seis escolas municipais que participam do projeto, em uma parceria entre o Conservatório e a prefeitura. A mostra acontece no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, às 11h30 e às 17h30. A entrada é gratuita.

    “O Projeto Pensando na Criança tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre o curso de artes cênicas do Conservatório e os alunos de escolas públicas da rede municipal de ensino”, comenta a coordenadora do setor no Conservatório, a atriz e professora Fernanda Mendes.

    “Suas ações oferecem a crianças e adolescentes uma experiência de introdução à linguagem cênica, através de jogos teatrais, exercícios vocais, corporais e improvisações. Neste ano, seis escolas foram contempladas e, agora, apresentam seus trabalhos”, acrescenta ela.

    A mostra começa às 11h30, com a peça “Criando Asas”, de Marco Aureh, produzida pelos alunos da escola municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam). Trata-se de uma fábula que narra a história de Zelda, uma formiga que queria voar.

    Na busca dela pela realização do sonho, ela precisa aprender a lidar com desejo, determinação e metamorfose. A direção e adaptação são de Fernanda Mendes.

    Em seguida, os alunos da Emef “João Florêncio” encenam a peça “Festa no Céu”, uma adaptação do conto de Luís da Câmara Cascudo. Outra fábula também muito popular no Brasil, a obra conta a história de um sapo que não queria perder uma grande festa no céu. Mas, como não pode voar, precisa encontrar um jeito de chegar lá. A direção e adaptação é da professora Érica Pedro.

    Logo depois, os alunos da Emef “Professor Alan Alves de Araújo” apresentam “O Boi Bumbá”, com direção da professora Adriana Afonso e adereços da professora Silvia Costa.

    Na peça, Catirina está grávida. As grávidas costumam ter desejos estranhos e o dela é comer a língua do Boi Bumbá – o boi preferido do patrão dela.

    A Mostra do Projeto Pensando na Criança continua às 17h30, dessa vez com a peça “Lendas das Águas”, produzida por alunos da Emef “Professora Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”.

    Sob direção da professora Adriana Afonso, a peça mostra que o rio está morrendo e um grupo de jovens se une para tentar conscientizar a população sobre o valor das águas e de suas histórias.

    Depois, alunos da Emef “Professora Eunice Pereira de Camargo” apresentam “O Enigma da Terra Partida”, com direção e dramaturgia do professor Thiago Leite.

    Nessa história, numa curiosa noite de sono, um grupo de crianças se encontra em um mesmo sonho. Ao se depararem com um calor escaldante e um ar abafado, elas testemunham um terrível acontecimento: a Terra está se partindo ao meio. Para impedir que isso aconteça, elas precisam cumprir duas perigosas missões e desvendar o misterioso “Enigma da Terra Partida”.

    Para encerrar a mostra, alunos da Emef “Professor José Tomás Borges” encenam “As Cigarras e as Formigas”, conhecida fábula de Esopo. É a história da cigarra que só pensava em se divertir, enquanto a formiguinha só trabalhava.

    Mas, depois de um tempo, o esforço da formiga é compensado pela fartura, enquanto a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer, “porque toda ação gera consequências”. A direção é do professor André Luiz Camargo, com colaboração das professoras Cristiane Martins e Maria Keiti Aires.