A 25ª edição do Concurso Artístico e Literário de Natal, realizado pelo jornal O Progresso, entra na reta final da primeira etapa. O bissemanário encerra no sábado, 26, o prazo para entrega dos trabalhos concorrentes.
Mais de 30 instituições de ensino receberam os convites, endereçados aos coordenadores pedagógicos e aos diretores das unidades. O certame é aberto a todos os estudantes de escolas municipais, públicas ou particulares do ensino fundamental.
Podem ser inscritos desenhos e redações, a serem entregues na sede do jornal, à praça Adelaide Guedes, 145.
Neste ano, O Progresso segue procurando estimular a criatividade dos estudantes propondo o tema “Tatuí no Natal”. O concurso recebe inscrições nas modalidades desenho e redação, com premiações em dinheiro aos vencedores.
A escolha dos trabalhos é feita por um corpo de jurados formado por profissionais de renome em suas respectivas áreas. A comissão avalia critérios como originalidade e respeito ao tema, propostos aos professores por meio de convites, para que estimulem os alunos a participarem.
Criado em 1995 e realizado anualmente, o concurso conta com patrocínio do comércio local e visa incentivar e divulgar o talento artístico e literário de crianças e adolescentes, além de revelar novos talentos e estimular a criatividade dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Qualquer interessado pode participar com até um desenho e uma redação. A única exigência, além da adequação ao tema, é que o aluno esteja frequentando uma unidade de ensino local. Os trabalhos também podem ser enviados pela direção da escola ou professores.
Na modalidade redação, não há exigências prévias. Os alunos podem escrever em qualquer estilo literário (contos, crônicas e poesias), desde que respeitando o tema do concurso.
Na modalidade desenho, os trabalhos devem ser enviados em papel sulfite tamanho A4 (21 cm x 29 cm), em qualquer estilo artístico, também obedecendo ao tema.
No verso de cada trabalho, seja desenho ou redação, devem ser constados os seguintes dados: nome completo do aluno, idade, ano em que estuda (1º ao 9º ano), além de endereço completo e telefone, nomes da escola e professor.
Em caso de ausência das informações, o trabalho será automaticamente desclassificado. Sem os dados, a comissão organizadora não pode encaminhar os trabalhos para análise dos jurados e convocar os vencedores para premiação.
Ainda na modalidade desenho, pede-se aos alunos que evitem o trabalho de colagem, por dificultarem a reprodução.
Os autores dos trabalhos vencedores receberão prêmios em dinheiro. No total, serão oferecidos R$ 2.400, distribuídos para os vencedores de cada dois anos, que receberão R$ 300 cada (salvo no caso dos três últimos anos em desenho e dos três primeiros anos em redação, englobados em um mesmo grupo de cada categoria).
Assim, os desenhos entre o primeiro e o segundo ano compõem um grupo e garantem prêmio de R$ 300 ao vencedor; o primeiro entre o terceiro e o quarto ano, outros R$ 300; entre o quinto e o sexto ano, mais R$ 300; e, finalmente, entre o sétimo, oitavo e nono ano, englobados, outro igual prêmio em dinheiro.
Por sua vez, na categoria redação, os estudantes estarão concorrendo da seguinte forma: entre o primeiro, segundo e o terceiro ano, com prêmio de R$ 300 ao vencedor; quarto e quinto ano, com outros R$ 300; sexto e sétimo ano, mais R$ 300 e, finalmente, entre o oitavo e o nono ano, com igual prêmio em dinheiro.
A organização do concurso ressalta que se reserva ao direito de redistribuir os prêmios, conforme o número de inscritos, de tal forma a beneficiar as séries que, eventualmente, tiverem muito mais inscrições que as demais.
Os três melhores trabalhos de cada categoria serão reproduzidos em edição especial de O Progresso, que circulará no dia 25 de dezembro. Na data, além dos desenhos e redações vencedoras, serão constados os nomes dos professores e das escolas nas quais os alunos produziram os trabalhos.