“Obs.: O texto abaixo foi escrito por Maria Vanessa dos Santos, que transcrevo agora, neste espaço dedicado à saúde, como uma forma de homenagear todos os meus colegas médicos e médicas, que atuam no seu dia a dia, dando o melhor de si, para cuidar de gente e salvar vidas, sacrificando seu tempo, deixando de lado, às vezes, a própria família e os filhos!
Consome todo o seu tempo, indicando o melhor remédio, as melhores vacinas, fazendo o tratamento preventivo e tratamento curativo, receitando as melhores vitaminas, os mais modernos medicamentos em geral, para tratar e cuidar da melhor forma possível da vida humana.
Nunca para de estudar no afã de estar sempre atualizado e fornecendo os seus mais recentes e profundos conhecimentos para a cura dos pacientes!” (nota do autor da coluna).
No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, um profissional responsável por cuidar e promover a saúde de toda a população. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina.
O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.
A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Para ser um bom médico, é fundamental um investimento constante em aperfeiçoamento, ficando sempre informado a respeito das novas descobertas científicas, conhecendo novos tratamentos e exames, além de estar atento às novas doenças que surgem a todo tempo.
O bom médico, além de ter um bom embasamento teórico, deve saber relacionar-se, promovendo uma relação de confiança com seu paciente. A relação médico-paciente é fundamental para o andamento adequado do tratamento, uma vez que o paciente sente-se à vontade para falar em detalhes o que lhe aflige. Assim sendo, é fundamental que o médico abra espaço para questionamentos e saiba explicar de maneira atenciosa e cuidadosa o que acomete cada pessoa.
A relação de confiança estabelecida entre médico-paciente também é importante nos momentos de grande dor, como ao informar sobre uma doença terminal. O médico deve estar preparado para encarar a morte e ajudar os parentes e até mesmo o paciente a encarar esse momento tão difícil.
Além de toda responsabilidade em torno dessa profissão, os médicos enfrentam grandes dificuldades cotidianamente, como a falta de estrutura de muitos hospitais brasileiros e também a falta de recursos. Infelizmente, sem condições de trabalho, os médicos não conseguem desempenhar de maneira adequada o seu papel, o que gera insatisfação por parte dos pacientes.
Diante de tantos desafios, os médicos merecem que o dia 18 de outubro seja uma data para o reconhecimento desse profissional e de sua importância para a sociedade. Também é um momento para pedir maiores investimentos na saúde e garantia de condições mais humanas e mais adequadas de trabalho.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-medico.htm
“Há médicos do corpo e ‘médicos da alma’. Felizes são aqueles que, como você, consegue reunir as duas profissões!”
Parabéns pelo seu dia!