Nos dias 16 e 17, a CCR SPVias e a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) trazem para Tatuí o projeto “Rodovírtua”. A ação será oferecida, gratuitamente, aos funcionários das empresas Hubbel, Yazaki, Ford e Guardian, visando utilizar a tecnologia para a conscientização e redução de acidentes nas rodovias.
Desenvolvido pela Artesp em conjunto com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), o “Rodovírtua” consiste em um óculos de realidade virtual que transmite vídeos em 360 graus, buscando simular situações a que o motorista está sujeito ao adotar atitudes de risco ao volante.
Conforme a assessoria de comunicação da CCR SPVias, ao colocar os óculos, “a pessoa sente-se como se estivesse dentro de um filme e vivencia a ação como se fizesse parte da cena”. Além do Rodovírtua, os funcionários das empresas também serão expectadores de uma palestra sobre direção segura.
“As empresas que vamos visitar ficam às margens da rodovia SP-127 e seus colaboradores trafegam diariamente por ela. Por esse motivo é tão essencial alertar sobre os cuidados que devem adotar ao utilizar uma rodovia, destaca o gestor do atendimento da CCR SPVias, Diogo Stiebler, por meio de nota à imprensa.
De acordo com a enfermeira da concessionária, Maysa Fragoso Carriel, a explanação, que será feita por um funcionário do serviço de resgate, complementará o Rodovírtua na estratégia de educação no trânsito. O evento é fechado para as empresas.