Projeto inédito incentiva a inclusão das pessoas com deficiência visual

Ciclo de Atividades acontecerá das 8h às 12h, no CEU das Artes (foto: AI Prefeitura)

A prefeitura, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, realiza nos dias 17 e 18, quinta-feira e sexta-feira, o 1º Ciclo de Atividades – Técnicas Básicas – Orientação e Mobilidade.

A ação é voltada a pessoas com deficiência visual (baixa visão e cegueira) – especialmente aquelas que não conheçam técnicas básicas de orientação e mobilidade -, familiares e profissionais que atuem com esse público. As atividades serão gratuitas.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Rita de Cássia Leme Ramos, o objetivo da abordagem é “aproximar o público-alvo do conhecimento sobre a mobilidade da pessoa com deficiência visual e incentivar a circulação social deste público na comunidade”.

A cegueira é uma doença congênita ou adquirida, entretanto, independentemente da causa, Rita lembra que a perda da visão é uma situação que não impossibilita o indivíduo de se integrar socialmente.

Estudar, trabalhar, locomover-se em coletivos, entre outras situações podem ser realizadas pelos cegos. Para tanto, a OM (orientação e mobilidade) auxilia quanto aos procedimentos a serem elaborados.

Rita conta que a necessidade de um encontro para se falar em mobilidade da pessoa com deficiência visual veio de solicitação dos atendidos pela Apodet (Associação dos Portadores de Deficiência de Tatuí) apresentada ao DPDMR.

“A partir desse pedido, efetuamos uma programação que será aplicada em duas etapas. A primeira vai abordar os conceitos da deficiência e introduzir as técnicas; depois, faremos atividades em ambiente aberto para demonstrar, na prática, a utilização do que foi ensinado”, explicou a diretora.

A programação, na quinta-feira, acontece das 8h às 12h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, com palestra ministrada pela terapeuta ocupacional Talita de Campos Urso, especialista em tecnologia assistiva.

A terapeuta deve promover uma introdução teórica às técnicas básicas de orientação e mobilidade. O conteúdo programático envolve: “Conceituação de Deficiência Visual”; “Conceituação de Orientação e Mobilidade”; “Introdução das Técnicas de Orientação e Mobilidade – Guia Vigente (GV)”; e “Autoproteção (AP)”.

Já na segunda etapa, que acontece na sexta-feira, 18, o “Ciclo” contará com atividade práticas em ambiente aberto. Também das 8h às 12h, na Praça da Matriz, os participantes serão orientados quanto à utilização das técnicas.

Rita destaca que “os processos de orientação e mobilidade se mostram indispensáveis para que pessoas com deficiência visual conquistem autonomia e, consequentemente, a independência e inclusão nos diversos contextos”.

“Esperamos que este primeiro ‘Ciclo de Atividades’ seja um incentivo para que, cada vez mais, pessoas com deficiência participem das propostas do departamento, que são apoiadas pela prefeitura, e possam ter qualidade de vida”, completou a diretora do departamento.

Os interessados em participar devem enviar mensagem para o WhatsApp: (15) 99185-8599. O número de vagas é limitado.