Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro.
Provérbio Indígena
A Criança e a Vida Sustentável
Há algo mais belo do que o olhar de uma criança? Revela a pureza, a bondade que Deus coloca, pelo seu ato criador, no coração de cada ser humano.
É esse olhar que precisamos respeitar e proteger para que a criança cresça com dignidade, apesar de tantas realidades contrárias.
Uma frase muito atual, sobre a Vida Sustentável: – Semeai a educação e a sustentabilidade, pois essas são as estradas que levam ao futuro perfeito e eterno.
A educação que se recebe em casa é o que determina as atitudes e as posturas dos filhos frente ao mundo.
Uma criança que aprende o respeito e valores dentro de casa, através do exemplo de seus pais, crescerá e se tornará um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive no respeito ao nosso planeta.
A educação das crianças cada dia está sendo levada a sério pelas creches, escola, avós, irmãos mais velhos, companheiros do colégio e do pátio, além dos meios de comunicação.
Como eu posso garantir o desenvolvimento sustentável? Com atitudes simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, não demorar no banho, jogar o lixo nos locais apropriados, comprar carros movidos a combustíveis alternativos, engajar-se em movimentos de ajuda comunitária, não depredar o patrimônio natural, limpar o quintal de sua casa, tratar com respeito às pessoas diferentes de você, e por aí vai.
Promover o desenvolvimento sustentável significa conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o fim da pobreza.
Em outras palavras, todos precisam gerar riquezas com o objetivo de distribuí-las do modo equilibrado, a fim de melhorar a qualidade de vida de todos, mas levando em conta a qualidade ambiental do Planeta.
Ao criar o mundo, Deus nos presenteou com uma diversidade de recursos naturais, que poderiam ser usados, mas que também teriam de ser preservados.
No entanto, durante muito tempo, em nome do progresso e do desenvolvimento econômico, o homem usou e abusou desses recursos naturais. Consequentemente, eles foram se esgotando.
As metas do desenvolvimento sustentável são estas: satisfação das necessidades básicas da população, solidariedade para com as gerações futuras, preservação dos recursos naturais, elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas, programas educativos e participação de cada um de nós nessa preservação.
Como despertar uma consciência ecológica nas nossas crianças, nos nossos filhos? Veja abaixo, algumas dicas: – Em primeiro lugar, dando exemplo dentro de casa, quanto à economia de energia, água e papel evitando toda forma de desperdício.
Quando forem passear com eles, levar sempre sacos de lixo, e não jogar lixo em qualquer lugar.
Se morarem em prédios, condomínios, realizarem gincanas de limpeza, dando às crianças essa responsabilidade, munindo-as de luvas, sacos de lixo e premiação quanto à limpeza. Crianças gostam de responsabilidades e desafios.
Verificar se na escola do seu filho se está desenvolvendo projetos ambientais e consciência ecológica. Caso não haja esse tipo de ação, sugerir e se engajar no projeto.
Se realmente queremos deixar um mundo melhor para nossos filhos, a melhor coisa a fazermos é formar nas nossas crianças uma consciência ecológica desde cedo. Nosso planeta agradece.
É preciso dar espaço para que as crianças experimentem o mundo a partir de seus olhares, das necessidades e interesses que manifestam no aqui e agora.
A garantia de uma infância bem aproveitada, em que é possível criar, se expressar e agir espontaneamente é, por si só, um investimento que rende frutos no presente e no futuro.