PAT lança programa inédito visando novas contratações para o mercado

Ação é destinada apenas a representantes de empresas (foto: AI Prefeitura)

A prefeitura, por meio do Departamento Municipal do Trabalho, pertencente à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, realiza, na próxima terça-feira, 8, das 8h às 17h, a primeira edição do programa “Mão de Obra Qualificada”.

O evento acontecerá na sede do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), no antigo prédio do Alvorada Clube, reunindo coordenadores de recursos humanos, recrutadores de agências de empregos e empresários locais para a análise de currículos disponíveis no banco de dados do órgão.

De acordo com o diretor municipal do Trabalho, Gustavo Grando, uma equipe fará triagem e pré-seleção dos currículos e os representantes das empresas poderão avaliar cada um deles, na busca de candidatos qualificados para as vagas de empregos disponíveis.

Para Grando, essa ação proporcionará às empresas a oportunidade de encontrarem, em um único dia e em um só lugar, os currículos das pessoas em busca de colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

“A maior queixa que ouço das pessoas aqui do PAT é que eles deixam o currículo na porta das empresas e ninguém dá resposta. Por outro lado, recebemos mensagens, e-mails e telefonemas de empresas pedindo currículo e em busca de profissionais. Assim, queremos resolver essa situação”, argumentou o diretor.

Ele destaca que o programa está focado em ajudar as empresas e indústrias da cidade a encontrarem os melhores perfis de profissionais disponíveis no mercado e, com isso, também dar uma garantia às pessoas em busca de emprego, “de que os currículos estão sendo vistos pelos responsáveis pela contração”.

“Diferente dos mutirões de emprego realizados em algumas cidades – inclusive, na capital -, o nosso evento é fechado e focado apenas nos contratantes, que poderão avaliar, com calma, cada um dos currículos disponíveis no PAT”, acrescentou.

Segundo Grando, 30 empresas da cidade já confirmaram participação no evento, sem contar as agências de emprego de Tatuí e da região, responsáveis pela seleção e recrutamento das empresas tatuianas.

Os representantes das empresas interessadas podem procurar o PAT até segunda-feira, 7, devendo responder a um formulário antes de participarem do evento. Esse formulário auxiliará a equipe do PAT na triagem dos currículos.

“Vamos entregar tudo pronto para os participantes, conforme o cadastro deles. Assim, eles só irão avaliar os currículos de pessoas que podem, no futuro, fazer parte da equipe da empresa. Esse processo facilita a vida de quem quer contratar”, afirmou Grando.

As empresas interessadas devem enviar mensagem pelo e-mail: desenvolvimentoempresarial@tatui.sp.gov.br. Também é possível entrar em contato via WhatsApp, pelo: (15) 9-9666-4545.

A ação é destinada apenas aos representantes de empresas, ou seja, não é aberto ao público. Os participantes também serão recebidos com um café exclusivo, preparado e servido pela equipe organizadora da ação.

Ainda segundo o diretor, a expectativa é de que a ação possa gerar, ao menos, cem novas contratações. “As empresas não vêm com vagas abertas, mas nós fizemos uma soma dos números de contratações que algumas delas já sinalizaram que podem fazer, e esperamos atingir a meta de cem novos postos de trabalho”, salientou.

Os trabalhadores interessados também podem enviar currículos ao PAT até segunda-feira, para serem selecionados ao programa “Mão de Obra”. Para se destacar entre os concorrentes, Grando orienta que o currículo seja direcionado à vaga pretendida.

“O ponto principal, neste evento, é o currículo, porque, nesta situação, a pessoa não vai ter a oportunidade de se apresentar ao contratante. A porta de entrada dela depende de um bom currículo, preenchido de forma correta e direta”, observou o diretor.

Além da criação de novas vagas de emprego, Grando afirma que o evento pode ser considerado um dia de troca de experiências e “network” entre os empresários e contratantes. “Minha ideia é aproximar o PAT dos RHs e agregar novos empregadores com acesso ao nosso banco de dados”, concluiu.