O 2º Encontro Municipal de Turismo, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), na terça-feira, 24, teve como foco o fortalecimento do turismo regional.
O evento, que também marcou a abertura da primeira Semana Municipal de Turismo – que segue com atividades até domingo, 29 – aconteceu no espaço de eventos “Sala das Américas”, do Sítio do Carroção, localizado no quilômetro 43,2 da SP-129, rodovia Gladys Bernardes Minhoto.
Para divulgar e expandir o turismo na região, cada uma das dez cidades que compõem a microrregião turística “Raízes do Interior Paulista” – integrada por Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho – apresentou um “dossiê” contando a história, os atrativos e o potencial turístico delas.
Os representantes do setor mostraram, em vídeos e fotos, recursos naturais como a Torre de Pedra, no município homônimo, os complexos fabris de Laranjal Paulista, as festas tradicionais de Pereiras, as estruturas hoteleiras e dos segmentos de diversão e lazer, como o parque aquático de Cesário Lange, e o centro de paraquedismo de Boituva, entre outros.
A O Progresso, o presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano, destacou que o encontro faz parte de um trabalho que vem sendo realizado em busca da elevação da cidade – que atualmente é MIT (Município de Interesse Turístico) – para estância turística e, também, para o fortalecimento do turismo regional.
Graziano salientou que o fortalecimento da região turística pode ajudar Tatuí a se tornar estância. “Para o turista, não existe fronteira, nem divisa de município. Ele vem para Tatuí, mas pode ir para Boituva, no centro de paraquedismo, ou conhecer outras cidades. Por isso, é muito importante que a região inteira também cresça”, acentuou Graziano.
O ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, também ressaltou ser importante fortalecer o turismo em toda a região. “É muito importante que a cidade e a região como um todo comecem a mostrar a sua cara de forma mais incisiva, de forma mais contundente, até porque temos que mostrar que, apesar de termos tanto orgulho do Conservatório, nós temos outras atrações, que vão além”, afirmou.
Gonzaga destacou que a união entre os municípios, por meio do “Raízes do Interior Paulista”, pode trazer benefícios para todas as cidades. “Os município vão ganhar com isso, porque as pessoas costumam visitar cidades turísticas e, também, conhecer os arredores”, observou.
A solenidade que divulgou os municípios começou, por volta das 9h, com o “café musical” e uma apresentação do Quarteto Ecos, do Conservatório, coordenado pela professora Grasiela Pagotto.
Após o credenciamento dos participantes, a programação seguiu no auditório, com a presença de secretários de Tatuí e da região, autoridades e empresários do setor de turismo.
A frente de honra foi formada pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, pelo assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Vanilson Flickert, pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, além de interlocutor regional da microrregião turística, “Raízes do Interior Paulista”, Cassiano Sinisgalli.
E, ainda, pelo gerente executivo da Amitesp (Associação dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo), José Roberto Zem, pelo presidente da Amitur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), Jarbas Favoretto, pelo presidente do Comtur e pelo vice-presidente da Câmara, Eduardo Dade Sallum (PT).
Para Sinisgalli, a divulgação das atrações locais, parcerias com empresas e a preparação para receber os turistas são os principais pontos para que os municípios tenham sucesso no intuito de atrair mais visitantes.
Ele salienta que a principal diferença entre o evento deste ano e o do realizado no ano passado é a temática. Conforme o secretário, desta vez, o encontro focou nas questões que envolvem o ranqueamento dos municípios – o que influencia nos recursos disponibilizados para cada cidade.
Para elucidar o tema e apresentar as ações da Secretaria Estadual de Turismo, Fickert ministrou uma palestra com o tema “Ranqueamento dos Municípios Turísticos – Estâncias e MITs”.
Fickert mostrou quais os próximos passos para as cidades seguirem no pleito para se tornarem MIT e estância turística. Também mostrou como deve ser organizada a nova plataforma do órgão que disponibilizará o ranqueamento dos municípios e de que forma ela pode ser alimentada com a inserção dos dados técnicos das cidades.
A O Progresso, o assessor também reforçou a importância do trabalho regional para o fortalecimento do turismo. “Os municípios se enxergam como competidores, mas assim também como complementares. É uma forma de um ajudar ao outro”, disse ele.
O proprietário do Sítio do Carroção, empresário Manoel Souza Leite (Popó), anfitrião da solenidade, abriu os discursos das autoridades, apresentando um vídeo com detalhes do empreendimento – segmentado a crianças – e falou da importância da motivação para atrair visitantes.
“Ouço bastante falar em interesse turístico, mas acho que vocês devem pensar bastante no propósito disso e no que motiva as pessoas a saírem de casa para visitarem algum lugar”, observou o empresário. Popó apontou ser necessário ter iniciativa para atrair turistas.
“Só assim teremos sucesso. Temos os espaços e serviços de qualidade para que essa motivação se perpetue, mas, sem motivação, você não consegue atingir o público”, apontou o empresário.
Graziano falou em seguida, agradecendo a presença dos participantes e mencionando alguns dos trabalhos realizados pelo conselho no município. Ainda ressaltou que o Comtur tem trabalhado para o desenvolvimento turístico de Tatuí e da microrregião “Raízes do Interior Paulista” e que acredita que a parceria pode beneficiar a todos.
Favoretto, por sua vez, reforçou as palavras do proprietário do Sítio do Carroção e mencionou que a possível perda do título de MIT deve ser a motivação para que os municípios continuem investindo no turismo.
“São 140 municípios que nós aprovamos no grupo técnico como MIT e tem outros 114 na fila pelo título. Muitos dos que estão na lista de espera têm mais condições do que os que já são MIT, então, consequentemente, cidades podem perder o título. É uma motivação para o pessoal se mexer”, disse o presidente da Amitur.
Favoretto ainda salientou que os MITs que buscam a elevação a estância fazem parte de uma disputa “acirrada” com a Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo).
“Quando começamos a fazer a lei 1.261 – que definiu que os títulos de estância e MIT serão reavaliados a cada três anos, pela Secretaria Estadual de Turismo – o pessoal (da Aprecesp) foi na Assembleia Legislativa e conseguiu engavetar o projeto. Ficou parado por três anos. Só quando mudou o presidente da Alesp que conseguimos a aprovação”, contou Favoretto.
Conforme o presidente, a partir da aprovação da lei, os prefeitos que compõem as cidades estâncias passaram a fazer outras pressões para impedir que houvesse o ranqueamento e que os municípios pudessem perder o título.
“Por isso que, em 2018, não caiu ninguém da lista de estâncias. Estou citando isso para cutucar vocês, porque vocês vão precisar ficar bem unidos para ganhar esta guerra. Vamos promover uma reclamação coletiva no Palácio, e nós vamos querer 140 prefeitos lá”, alertou Favoreto.
O presidente da Amitur ainda divulgou que o COC (Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias) aprovou um recurso de R$ 373 mil para a restauração do MIS (Museu da Imagem e do Som) de Tatuí (reportagem na próxima edição).
Já a prefeita ressaltou que o objetivo do evento é fortalecer o turismo, ampliar os projetos e trocar experiências. “Cada município aqui presente tem sua característica e potencial de desenvolvimento turístico. Para avançarmos de forma regional, precisamos de planejamento, parcerias e bons projetos”, afirmou Maria José.
Ela ainda lembrou que a Semana de Turismo segue com atividades até domingo, 29, com diversas atividades. “Tenho certeza que este evento deixará um legado importante, principalmente na educação para o turismo. Tatuí, assim, caminha para se tornar estância turística”, concluiu a prefeita.
Semana do Turismo
Nesta quarta-feira, 25, às 17h, acontece, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a primeira audiência pública para apresentação da revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí. O documento integra o Plano Diretor de Tatuí e tem objetivo de definir diretrizes, programas e projetos para o desenvolvimento do turismo local.
A revisão do plano corresponde a uma das principais exigências aos MITs. A atualização do documento é obrigatória a cada três anos e está sendo elaborada pelos agentes de turismo da prefeitura em parceria com o Comtur. O documento revisado terá vigência durante o triênio 2020-2022.
A programação segue na quinta-feira, 26, às 19h, no Centro Cultural, com a abertura da mostra fotográfica “Atrativos Turísticos”.
Na sexta-feira, 27, a partir das 8h, os alunos da rede municipal de ensino farão um “roteiro turístico” e, às 16h, no paço municipal, ocorrerá reunião para sancionamento da lei do Dia Municipal de Turismo, a ser celebrado todo dia 27 de setembro.
No sábado, 28, das 10h às 16h, haverá o “Turismo na Praça”, na Matriz, com apresentações e exposições de associações e entidades locais. Entre as atrações, estarão: Conservatório, Aeroclube, Centro Hípico de Tatuí, Feira de Artesanato, Feira do Produtor Rural, artistas plásticos; Estação Experimental, carros antigos e passeios turísticos.
A Semana Municipal de Turismo se encerra no domingo, 29, com o “1º Pedal Turístico”, por pontos atrativos do município, com inscrições e saída às 8h, da praça do MHPS.
Sinisgalli reforçou que o evento será realizado com o objetivo de unir o turismo com o ciclismo, proporcionando “melhor qualidade de vida aos participantes” e divulgando os pontos turísticos da Tatuí.
A concentração e a saída do evento serão em frente ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, e as inscrições, gratuitas, deverão ser feitas no local, antes do início do passeio.
As cem primeiras pessoas que se inscreverem ganharão um “squeeze” (garrafa para armazenar água) personalizado e, no fim do passeio, será realizado o sorteio de duas bicicletas (um modelo para adultos e outro, infantil).
O passeio percorrerá 15 atrativos turísticos tatuianos: Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Praça da Matriz, Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, fábrica Santa Adélia, praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), Emef “João Florêncio”, E. E. “Barão de Suruí” e avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras).
Ainda farão parte do roteiro: praça Olívio Junqueira (“chafariz”), Estação Ferroviária, Conservatório, praça Cesário Mota (Praça do Junqueira), Concha Acústica Municipal “Maestro Spártacco Rossi” (praça Antonio Prado), fábrica São Martinho e Casarão dos Guedes.