O Grupo Experimental 3º Sinal está com inscrições abertas para aulas gratuitas de jogos teatrais. As atividades serão realizadas no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, no Boqueirão.
A ação começou em setembro e segue com inscrições abertas. Ela é encabeçada pelo ator, assistente de direção e professor, Cesar Santos. O produtor cultural, que retornou a Tatuí, promete novidades. A primeira delas são os jogos teatrais, que contam com apoio da Trupe de Teatro “Garagem & Cia.”.
Santos explica que o grupo experimental nasceu em Tatuí há três anos, com o intuito de realizar pesquisas e estudos voltados ao aprimoramento do teatro. A ideia de formar o coletivo surgiu entre os participantes da oficina de jogos teatrais realizada pelo grupo 7Chaves. A ação aconteceu no início de 2016 para proporcionar a alunos do Conservatório de Tatuí uma imersão ao teatro.
Em 2017, o coletivo fez uma pausa, voltando no final do ano seguinte para a apresentação do primeiro espetáculo. Na sequência à encenação, o grupo voltou a interromper as atividades. Santos conta que a suspensão ocorreu porque muitos dos integrantes do coletivo estavam comprometidos com os estudos. Elenco e equipe técnica que compunham o grupo cursavam o ensino médio.
Neste ano, a proposta da equipe é a de inserir jovens no meio artístico e cultural. A meta é “desburocratizar o acesso às formas de arte”. Para isto, o 3º Sinal priorizará os jogos teatrais. De acordo com o diretor, a intenção é construir nos participantes o interesse pela cultura, além de difundir o conhecimento artístico.
Santos informou que as inscrições continuam abertas. Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço terceirosinal.teatro@gmail.com. Quem preferir pode, ainda, por meio do Whatsapp. O contato é o (11) 93328-7209.
As aulas são realizadas todas as quartas-feiras, no horário das 19h às 22h,
nos espaços culturais do CEU das Artes de Tatuí. A oficina iniciou no dia 11 deste mês e prossegue.
Para as atividades, o diretor descreve que precisou atualizar o modelo pedagógico. “Para que não se torne algo maçante para os integrantes”, complementou.
Cesar Santos é formado pelo curso livre de teatro do CEU das Artes de Tatuí. Ele atuou nos espetáculos “Quem Casa Quer Casa”, “Sacra Folia” e “Magia de Deus – A Esperança”. Este último, encenado a partir de texto adaptado por ele e no qual se tornou protagonista, interpretando Jesus Cristo.
Na carreira, Santos soma participações de oficinas de jogos teatrais ministradas pelo grupo Exodu’s Art, de Sorocaba; interpretação e direção, pelo grupo Os Geraldos, de Campinas; além de métodos aplicados, pelo Conservatório.
Em 2018, Santos encabeçou o “Teatro em Foco”, evento que teve segunda edição deste ano. Atualmente, além de diretor artístico do 3º Sinal, ele dedica-se ao ensino. O jovem artista ministra jogos teatrais na disciplina de imersão teatral para alunos de canto lírico do maestro Luís Bernardo, oferecida pelo Instituto Amadeus, na Casa do Movimento Popular Práxis, em Tatuí.
Santos é discípulo da diretora do Garagem, Paula Fernanda. Durante a convivência com ela, o artista tomou conhecimento da didática e aprendeu, na prática, o processo da montagem de espetáculos. No grupo, ele passou a interessar-se pelo teatro, cuja arte levou para Jundiaí, onde residiu até o meio deste ano.
Ao voltar para Tatuí, Santos apresentou a ideia dos jogos teatrais para a diretora da Trupe. Paula, então, ofereceu apoio ao grupo, transformando-o em um “braço” do Garagem. “Apoio a proposta, dou dicas e continuarei a auxiliar o Cesar no que for necessário para concluir este projeto”, disse a diretora.
Com o fim das aulas, Santos espera o grupo estreie novo espetáculo até o fim do ano.