O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí apresenta nesse sábado, 21, às 20h, um concerto com clássicos da cultura caipira. No repertório, obras de Renato Teixeira e Rolando Boldrin, além de canções conhecidas de Milton Nascimento, Chico Buarque e outros – interpretadas no estilo “moda de viola”.
Criado no primeiro semestre de 2018, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí surgiu após a inclusão dos cursos de viola caipira e acordeão na grade de habilitações oferecidas pela instituição. Mas, reúne, além destes instrumentos, alunos de outros cursos da escola, como percussão, violão, cordas e canto. Seu principal objetivo é promover a difusão da tradição caipira, resgatando canções populares da chamada “música brasileira de raiz”. Neste concerto, o grupo interpretará “Cio da Terra” (Milton Nascimento e Chico Buarque), “Natural” e “Água limpa” (Zeca Collares), “Eu, a Viola e Deus” (Rolando Boldrin), “Índia” (José Asunción Flores), “Trem do Pantanal” (Geraldo Roca), “Cordeiro de Nanã” (Mateus Aleluia), “Amora” (Renato Teixeira), “Beira Mar” (Domínio Público) e Planeta Água (Guilherme Arantes).
A coordenação é de Zeca Collares, compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora dos Patrocínio (Ceunsp).