A professora e escritora Ana Maria Custódio lança nesta sexta-feira, 9, às 19h, o livro “Internauta do Amor”, pela editora Viseu. A cerimônia de lançamento será em Tatuí, na Etec “Sales Gomes”, com uma noite de palestra e autógrafos.
De acordo com a autora, a obra trabalha com “uma mensagem de reflexão sobre os relacionamentos virtuais”. A narrativa – que acontece entre os anos de 2011 e início de 2018 – conta a história de Joana Borges, “uma mulher de meia idade, que busca incessantemente por um amor que ainda sonha encontrar”.
Joana Borges é uma personagem do livro e também o pseudônimo usado pela autora. “A ideia é empoderar as mulheres para que elas vivam relacionamentos virtuais, mas que também tenham responsabilidade e saibam dos riscos que correm”, relata a escritora.
A ideia de escrever uma história voltada aos relacionamentos virtuais, segundo ela, veio das notícias veiculadas nos meios de comunicação sobre feminicídio e violência contra as mulheres.
“Sou professora de literatura, adoro escrever, e tenho ouvido relatos, tenho acompanhado notícias que envolvem a mulher de uma forma geral, e achei interessante também abordar este relacionamento que é pouco falado”, contou.
A cerimônia de lançamento será iniciada com uma palestra da professora de artes Flávia Piazzi, abordando o tema “empoderamento feminino” e, na sequência, terá palestra da autora com o tema “que a paciência e a dedicação possam ser as bases de bons relacionamentos e as condutoras de boas atitudes” – frase que abre o livro.
Na mesma noite, a autora realizará uma sessão de autógrafos e falará mais sobre a história contada no livro.
Este é a primeira obra lançado por Ana Maria. A publicação tem 46 páginas e custa R$ 27,90 no impresso e R$ 9,90 na versão online. A venda será feita pelo site oficial da editora no https://www.eviseu.com/pt/livros/891/internauta-do-amor/, e em sites parceiros.
Conforme Ana Maria, o livro ainda será publicado em quatro idiomas pela editora, que tem sede na Espanha, Portugal, Brasil e nos Estados Unidos. A ideia ainda é lançar um segundo livro com a mesma temática.
“Tenho experiências próprias que coloquei na primeira edição e ainda outros relatos de amigas. Acho que é um momento importante de se falar sobre este assunto, porque esta temática não é muito clara”, concluiu
A autora
Ana Maria Custódio nasceu em São Carlos do Ivaí, estado do Paraná. Filha de mineiros, naturais de Itamarati (MG). É solteira, 52 anos, professora de ensino médio e técnico na Escola Técnica “Etec Sales Gomes” de Tatuí, desde 2010.
A professora é graduada em letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeiro Preto (SP) e pós-graduada em docência para o ensino superior com ênfase em políticas educacionais e neuropsicopedagogia teórica e prática, ambas na área de educação, pela Faculdade Corporativa Cespi, Facesp e Unicespi.
Atua como profissional da educação há 12 aos, trabalhou em escolas estaduais, lecionando língua portuguesa e língua inglesa, tanto no ensino fundamental como no médio.
Ainda como professora, trabalhou como voluntária, ensinando meninas de diferentes fases e níveis de escolaridade no Projeto Feliz, do Lar Donato Flores, de 2007 a 2011, cujo objetivo é inseri-las no mercado de trabalho.