Cerca de 400 educadores, incluindo monitores de creches, diretoras de escolas infantis, coordenadoras pedagógicas e supervisoras da rede municipal de educação infantil da prefeitura, participaram do primeiro Encontro Municipal da Educação Infantil de Tatuí, realizado na manhã do sábado, 29, no auditório da Fatec Tatuí “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.
O encontro também contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo; do vice-diretor da Fatec, Anderson Souza; do secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Junior; da professora Carla Barreto, da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara); de Fabiana Grechi, representando a Educrescere; e de Heloísa Borges, da Justiça Restaurativa, representando o juiz Marcelo Nalesso Salmaso.
Com o tema “Cuidar, Educar e Brincar” – eixos norteadores das práticas nas Instituições de educação infantil, que atendem crianças de zero a cinco anos -, o encontro teve início às 7h30, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura, às 8h, e de oficinas pedagógicas, que ocorreram das 8h30 às 13h30.
Os profissionais da Educação assistiram às oficinas: “Experimentações: Já Brincou Hoje?”, ministrada pela professor doutora Suselaine Zaniolo Mascioli; “Concepções e Práticas de Educadores na Educação Infantil”, ministrada por Érica Romano Zanquim, mestre em educação escolar; “Jogos e Brincadeiras”, pelo professor doutor Maurício Mendes Belmonte; e “Consciência Corporal”, por Roberta Maziero, mestre em educação escolar.
Os professores que ministraram as oficinas integram o Grupo de Pesquisa Educação Infantil (Gpei): Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional em Contextos Integrados, da Unesp de Araraquara, coordenado pela professora Maristela Angotti.
“Por meio do encontro, os educadores tiveram a oportunidade de se instrumentalizar, de forma prático-reflexiva, sobre os fundamentos e as possibilidades do cuidar, educar e brincar junto às cerca de 3.000 crianças das creches municipais de Tatuí”, divulgou a assessoria de comunicação da prefeitura.
Segundo o secretário da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior, durante o evento, os palestrantes realizaram dinâmicas práticas que abordaram diversos assuntos relacionados à primeira infância.
“Trabalhamos com a idade mais importante da formação de uma criança, então, precisamos ter cuidado, carinho e ser muito criteriosos. Toda ação do educador com a criança – desde a recepção até um banho, uma troca de frauda ou o dar de comer – é uma atividade pedagógica”, argumentou o secretário.
De acordo com a supervisora da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Ângela Roarelli, a motivação para a realização do encontro resulta das observações diárias realizadas pelas equipes de coordenação e supervisão da pasta.
Ângela destaca que a ação era necessária “diante da urgência das necessidades formativas específicas para os profissionais da educação infantil, que atuam desde a formação inicial até a oferta de formação continuada como prática a ser garantida pelas redes de ensino”.
“A iniciativa visa fomentar a criação de um espaço para diálogo e trocas de experiências entre pares, construção coletiva do conhecimento e métodos através de processos reflexivos, promovendo a apropriação, pertencimento e valorização profissional”, destacou a supervisora.
Ela acrescenta que, em se tratando de educação infantil, é necessário avaliar o período vivido, quais crianças estão nas escolas e pensar em propostas curriculares que considerem a realidade da criança contemporânea.
“Tudo isso para proporcionar uma educação de qualidade voltada às crianças, que expressam no espaço escolar sua autonomia e protagonismo, de forma ativa, criativa, brincando para aprender, nas relações e interações entre crianças e adultos”, ressaltou Ângela.
A O Progresso, o secretário da Educação revelou que este foi o primeiro de muitos encontros que devem ser realizados visando à formação dos educadores da rede de ensino municipal.
“Todos os passos que as crianças devem seguir dentro da rede de ensino são importantíssimos, por isso este é o primeiro encontro voltado aos monitores da rede e professores da educação infantil. Mas, já pensamos em realizar outros também voltados a outros públicos”, antecipou o secretário.