A prefeitura está antecipando todos os detalhes para a realização da 7ª Feira do Doce. No domingo, 30, a empresa responsável pela instalação da estrutura iniciou a montagem dos estandes e barracas.
A festa, tida como o maior evento gastronômico da região, acontece entre os dias 6 e 9, na Praça da Matriz, e, conforme o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, tudo deve estar pronto na sexta-feira, 5.
“Mesmo não abrindo na sexta-feira, nós queremos deixar tudo pronto. Vamos fazer um teste final de energia, ver se está tudo funcionando, se está tudo compatível com o planejamento e deixar tudo certo para chegar lá, no sábado de manhã, e já começar a festa”, afirmou o secretário.
Conforme Sinisgalli, a empresa está montando a estrutura com planejamento. Assim, o entorno do espaço ficará menos tempo com interdição parcial, causando impacto menor junto à população.
Na programação de instalação deste ano, os serviços começaram pela parte interna da praça e, na segunda-feira, avançaram para a área externa, interditando a rua Coronel Aureliano de Camargo. A previsão é de ser iniciada a montagem na José Bonifácio nesta quarta-feira, 3, e, a partir de então, também interditar a via.
Depois dessa data, apenas a rua 11 de Agosto ficará aberta. Conforme o mapa do evento, a estrutura contará com 17 estandes internos e mais 36 na parte externa, sendo 19 na José Bonifácio e 17 na Coronel Aureliano de Camargo.
Sinisgalli ressaltou que pedestres, motoristas, expositores e comerciantes que têm negócios na região da Praça da Matriz terão menos transtornos neste ano, assim como no ano passado.
Ele lembrou que, em 2016, as ruas ficaram interditadas durante duas semanas para que pudesse ser montada a estrutura, o que gerou transtornos, principalmente para o comércio.
“Está tudo dentro da logística. A empresa que ganhou a licitação para a montagem dos estandes está com tudo dentro do prazo; já estamos com mais de 50% da infraestrutura bem adiantada, está tudo caminhando”, enfatizou Sinisgalli, nesta terça-feira, 2.
Mais de 250 tipos de doces serão comercializados nos quatro dias de evento. Eles estarão divididos nas seguintes alas temáticas: doces tradicionais e artesanais, de festa e sobremesas, chocolates, brigadeiros “gourmet”, bolos e tortas, doces de milho, bebidas, churros, crepes e pastéis.
A gastronomia estará disponível em 52 estandes. Cinquenta produtores estão inscritos. Além disso, o evento contará com uma barraca de especiarias do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade) e uma tenda que oferecerá oficinas de “cupcakes” para as crianças.
Para organizar o evento, a secretaria realizou uma série de reuniões com os produtores, totalizando nove encontros, no Centro Cultural Municipal.
As inscrições para os produtores interessados em participar da sétima edição da Feira do Doce foram finalizadas no dia 3 de maio e, a partir do dia 20 do mesmo mês, a comissão organizadora tem se reunido com os produtores de doces.
A secretaria ofereceu, ainda, palestras aos expositores, voltadas a estimular as vendas, e realizou encontros com representantes do DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana), para discutir sobre as interdições e as ações necessárias para garantir a segurança.
Profissionais da Visa (Vigilância Sanitária) do município também ministraram palestras. Eles orientaram os produtores a respeito de métodos de manipulação, transporte e conservação dos doces e sobre requisitos mínimos.
Além disso, neste ano, foram realizadas quatro oficinas em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas): “Ganhe Mercado”, “Como Participar em Feiras”, “Sei Formar Preços” e “Fluxo de Caixa”.
“A intenção é qualificar os produtores. Hoje, a gente vê que a nossa feira já se tornou uma referência para o estado de São Paulo, e, agora, nós temos que ter um olhar voltado em manter e melhorar a qualidade dos produtos oferecidos”, argumentou o secretário.
A última reunião dos doceiros aconteceu na segunda-feira, 1º. Durante o encontro, foram acertados os últimos detalhes da organização, assim como os horários de carga e descarga de materiais e liberação dos estandes para a montagem da decoração.