Cadastramento ao transporte universitário será em julho

Nebam “Ayrton Senna” é o local onde poderá ser realizado o recadastramento (foto: AI Prefeitura)

A prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, informa que o cadastro dos interessados em utilizar o transporte de alunos universitários no segundo semestre de 2019 será realizado no mês de julho.

Os alunos devem ficar atentos às datas e horários, pois haverá três etapas de cadastramento: recadastro, cadastro novo e pré-cadastro.

Uma equipe da empresa responsável pelo transporte estará no local, junto com a equipe da Secretaria de Educação, para a conclusão do cadastro. O Executivo ressalta que não será possível realizar cadastros após o término do prazo estipulado.

O recadastramento dos alunos que já utilizam o transporte e têm interesse em renovar o benefício para o próximo semestre será realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 8h às 17h, e no dia 18 de julho, das 14h às 20h, na sede do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), situado à rua Professor Oracy Gomes, 551, centro (em frente ao clube XI de Agosto).

Os alunos devem comparecer com uma cópia da declaração de matrícula (também serão aceitos boleto da faculdade ou outros documentos que comprovem a matrícula do aluno, como histórico escolar ou grade curricular), RG e CPF originais.

Já os alunos que estudam em Sorocaba, além desses documentos, devem apresentar uma cópia do comprovante de renda familiar atualizado, como holerite, Carteira de Trabalho, declaração de autônomo autenticada em cartório ou extrato de aposentadoria (é necessário levar o comprovante de renda de todos que estão declarados na ficha de inscrição).

O cadastro dos alunos que ingressarão na faculdade no segundo semestre e que ainda não possuem cadastro será realizado nos dias 22 e 23 de julho, das 8h às 17h, e no dia 24 de julho, das 14h às 20h, também no Nebam.

Os alunos devem comparecer com a ficha de cadastro (disponível para impressão no site da prefeitura – www.tatui.sp.gov.br), que deve ser impressa, preenchida e assinada com os seguintes documentos anexos: uma foto 3 por 4; uma cópia do RG; uma cópia do CPF; uma cópia da declaração de matrícula (também serão aceitos boleto da faculdade ou outros documentos que comprovem a matrícula do aluno, como por exemplo histórico escolar ou grade curricular); uma cópia do comprovante oficial do benefício Prouni/Fies; e uma cópia do comprovante de endereço no nome do aluno, do pai, ou da mãe (contas de luz, água ou boleto do cartão de crédito).

Caso esteja no nome dos avós ou esposo (a), anexar cópia da certidão de nascimento ou de casamento. Se estiver em nome de terceiros, anexar declaração do indivíduo, com firma reconhecida em cartório, comprovando a veracidade da moradia.

Já os alunos que forem estudar em Sorocaba, além desses documentos, devem apresentar uma cópia do comprovante de renda familiar atualizado, como holerite, Carteira de Trabalho, declaração de autônomo autenticada em cartório ou extrato de aposentadoria (é necessário levar o comprovante de renda de todos que estão declarados na ficha de inscrição).

Os estudantes menores de idade deverão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis.

O cadastro dos alunos que estão aguardando o resultado do vestibular, a resposta do financiamento do Fies, Prouni, EMTU entre outros, mas que já desejam assegurar a vaga no transporte universitário, será realizado nos dias 25 de julho, das 8h às 17h, e no dia 26 de julho, das 14h às 20h, no Nebam.

Os interessados devem comparecer com os documentos: uma cópia do RG; uma cópia do CPF; uma cópia do comprovante de inscrição no vestibular; uma cópia do comprovante de endereço no nome do aluno, do pai, ou da mãe (contas de luz, água ou boleto do cartão de crédito).

Caso esteja no nome dos avós ou esposo (a), anexar cópia da certidão de nascimento ou de casamento. Se estiver em nome de terceiros, anexar declaração com firma reconhecida.

Os alunos matriculados nas instituições de ensino de Sorocaba que não efetuaram cadastro no site da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) devem se cadastrar de outra maneira.

Primeiro, devem solicitar na instituição de ensino a inclusão de informações no portal da EMTU, como nome completo, RG, CPF e CEP residencial.

Também é necessário informar se possui benefícios do ProUni, Fies ou renda per capita menor de um e meio salário mínimo.

Em seguida, deve verificar se o nome foi incluído no site (www.emtu.sp.gov.br/passe), preencher o formulário da requisição, enviar os documentos digitalizados e imprimir o boleto.

Na sequência, deve efetuar o pagamento do boleto na rede bancária. Caso não encontre o nome no site, precisa informar-se em sua instituição de ensino. Finalmente, deve aguardar a confirmação da concessão do benefício pela EMTU.

Os alunos que já possuem o cadastro junto a EMTU e utilizam o transporte da empresa Rápido Campinas não precisam fazer o recadastramento para o segundo semestre.