A Guarda Civil Municipal realizou mais uma Operação Saturação em Tatuí. A ação aconteceu entre sexta-feira, 21, e sábado, 22, com fiscalização em praças e bares da área central.
Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, a ação resultou na abordagem de 115 pessoas e na prisão de outras três, acusadas de tráfico de drogas, durante as duas noites.
Na sexta-feira, as abordagens da GCM ocorreram nas imediações da rua 7 de Maio, em praças, bares e em uma adega. Durante a ação, foram abordadas 45 pessoas, dois veículos foram fiscalizados e houve a elaboração de seis autos de infrações de trânsito.
Ainda na noite de sexta-feira, os guardas municipais realizaram dois flagrantes e prenderam três pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas (a prefeitura não divulgou o nome dos acusados e nem as apreensões realizadas).
Já no sábado, a operação continuou, nas imediações da rua 7 de Maio, com abordagens em praças, bares e próximas a um posto de combustíveis. No segundo dia da ação, foram abordadas 70 pessoas e também houve fiscalização em três veículos. Além disso, mais 11 autos de infrações de trânsito foram elaborados pela GCM.
A Operação Saturação deste fim de semana foi realizada exclusivamente pela Guarda Civil Municipal, que também costuma realizar ações em parceria com a Polícia Militar e outros órgãos de segurança.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Segurança Pública, Francisco Carlos Severino, este tipo de operação está sendo realizado de forma frequente na cidade, com foco nas praças e estabelecimentos comerciais já apontados em denúncias de perturbação de sossego.
O diretor avalia que os números desta última operação foram “significativos” e afirmou que ‘a presença da GCM trouxe tranquilidade aos moradores daquela área, que estavam sofrendo com perturbação do sossego e outras situações como o tráfico de drogas”.
Conforme Severino, os locais que recebem a operação são determinados por um mapeamento de segurança realizado pelo departamento. O levantamento é baseado nas informações obtidas por meio de boletins de ocorrência registrados nos órgãos de segurança pública.
“É uma operação que visa fiscalizar os locais apontados em denúncias. O objetivo é a permanência da GCM nos pontos considerados críticos, o que aumenta a sensação de segurança da população, principalmente as que residem nas localidades que estão recebendo a operação”, afirmou.
O diretor ainda destacou a importância da população para o sucesso das operações. “É pelas denúncias que nós conseguimos estudar os focos de criminalidade e agir com ações de prevenção e fiscalização”, assegurou.
Severino afirma que a intenção da GCM é continuar realizando operações em diversos pontos da cidade apontados pelo mapeamento e que também faz parte do planejamento da GCM aumentar a frequência das ações de fiscalização.
“Temos isso como meta, e vamos fazer essas operações também durante a semana, não somente nos finais de semana, visando trazer mais segurança para a população de Tatuí”, acrescentou Severino.