O Hotel Del Fiol – uma das empresas mais antigas e tradicionais da cidade – recebeu uma homenagem inédita na noite de segunda-feira, 10, pelos serviços prestados à hotelaria e ao turismo no estado de São Paulo.
A premiação fez parte das comemorações dos 70 anos da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo) e ocorreu durante a cerimônia de abertura do 8º Congresso Sehga (Sinergia Estratégica entre Hotelaria, Governo e Academia), dentro da quarta edição da Expotel – Feira Internacional para Hotelaria.
O evento aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, reunindo proprietários e gestores de resorts, hotéis, pousadas, flats e motéis, além de profissionais de toda a cadeia produtiva do turismo paulista. O hotel foi representado pelo gerente-geral do Del Fiol, Fábio Rogério Vieira.
Durante a solenidade, foram homenageadas empresas que se destacaram no segmento de hotelaria e turismo. Segundo Vieira, esta é a primeira vez que a empresa hoteleira recebe uma premiação a nível estadual.
A homenagem é voltada a empresas hoteleiras independentes – que não fazem parte de redes –, sendo que o hotel Del Fiol foi o único da região a recebê-la. A programação ainda incluiu uma homenagem a Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do estado de São Paulo.
Vieira aponta que a visão voltada para o futuro, os investimentos feitos desde a fundação do hotel em Tatuí (em 1936) e a busca por atualização dentro das novas tendências de mercado são alguns dos fatores que fizeram o Del Fiol se destacar entre tantos hotéis associados à ABIH.
O gerente conta que está no setor hoteleiro há 35 anos e que, desde o começo, procurou estudar a hotelaria e os efeitos do crescimento dela dentro do mercado, “para estar à frente dos concorrentes e garantir melhor atendimento aos clientes”.
Segundo ele, o conhecimento para isso veio de feiras, congressos e eventos na capital, assim como o Sehga, pautado, neste ano, nas mudanças ocorridas no turismo e na hotelaria, bem como as expectativas para o setor no “novo cenário brasileiro”.
Vieira comenta que quase nenhum hotel da região tinha essa visão ou pensava em procurar capacitação, já que, muitas vezes, o conteúdo era voltado para uma realidade diferente do interior.
“Os empresários do setor traziam problemas macros nos eventos, mas eu trabalhava aquelas informações de forma micro no meu ambiente. A partir do momento que a gente tem contato com uma hotelaria mais profissional, que se preocupa com os recursos humanos, com estratégia de venda, de posicionamento, você vai aprendendo”, observou.
Conforme Vieira, essa atitude garantiu a sobrevivência e o crescimento do hotel ao longo dos anos. “Inclusive, por estar sempre antecipando e prevendo as legislações vigentes”, acentua. Como exemplo, ele cita as exigências para o alvará do Corpo de Bombeiros.
“Hoje, é uma coisa corriqueira, mas, quando nós fizemos as nossas instalações aqui, em 1994, não havia essas preocupações com questões de adequação para instalação. Já sabendo das tendências, nós contratamos um escritório que preparou um novo modelo, no qual nós fizemos a adequação às normas que ainda nem eram exigidas”, lembrou.
Ele ressaltou ainda que, por meio desses eventos, conheceu o trabalho da ABIH e que, em 2001, inclusive, chegou a procurar a associação em busca de mais informações e orientações para o negócio.
“Fiz uma visita ao presidente da ABIH (na época, Mauricio Bernardino), e ele me disse que éramos o primeiro hotel do interior a buscar subsídios macro, para ver que caminho seguir, e deu certo: fomos crescendo”, comentou.
O gerente ainda credita a premiação aos investimentos recentes. No ano passado, o espaço hoteleiro passou por mais uma reestruturação, que foi desde a estrutura física do prédio, com novos apartamentos, até os conceitos visuais e de atendimento em hospedagem.
Vieira destaca que a idealização da nova fase do hotel começou em 2013, buscando entender às transformações do mercado, tendências, tecnologias e comportamentos que formariam os novos panoramas do turismo.
“O presidente da ABIH, Bruno Omori e outros membros da diretoria perceberam o nosso esforço, de investimento, de reestruturação, de planejamento, plano de negócios prevendo demandas futuras. Eles perceberam o salto de qualidade que nós demos. É um reconhecimento e fiquei muito feliz, depois de 35 anos, de receber um prêmio deste”, ressaltou.
Além dos serviços de hospedagem, Vieira afirma que a ABIH percebeu a atuação do hotel no setor do turismo. Ele salienta que o Del Fiol é pioneiro no turismo religioso na região, tida como centro de peregrinação de Testemunhas de Jeová.
“Nós implantamos o turismo religioso aqui há 35 anos, em uma época em que ninguém pensava em explorar isso. Deu bons resultados, e fomos se destacando também neste ramo”, argumentou o gerente.
Vieira salienta que, além da estrutura em hotelaria, a homenagem por meio da ABIH também está relacionada à visão do hotel sobre o turismo. “Em época em que as pessoas se preocupam mais em defender o seu dia a dia, a gente pensa no futuro”, enfatizou.
O gerente, que também faz parte de órgãos e associações municipais voltados ao fomento do turismo local, destaca que vê no setor uma oportunidade para o crescimento econômico da cidade.
“Nós estamos em uma crise gigantesca. Em 35 anos de mercado, nunca vi nada igual; por outro lado, nas crises, sempre surgem oportunidades, e o turismo é uma área em que o retorno, embora precise ser planejado, aparece a curto, médio e longo prazo”, observou.
Para ele, a Feira do Doce realizada em Tatuí é um dos exemplos da “força do turismo” dentro do município. Atualmente, o evento gastronômico, realizado em quatro dias do mês de julho, é tido como um dos mais fortes do estado de São Paulo.
“Conservando com os colegas que estavam ali vendendo doces, eles me relataram que, em quatro dias, a renda deles equivaleu a três, quatro meses de faturamento. Então, o turismo, se organizado, apresenta um bom resultado, e disso eu não tenho a menor dúvida”, exemplificou.
Vieira disse acreditar no potencial turístico de Tatuí e apontou que, com o título de MIT (município de interesse turístico), a cidade está no radar do turismo.
“Isso abriu uma janela de oportunidades que talvez os nossos agentes públicos ainda não tivessem percebido, ou não acreditassem. Nós já sabíamos disso e investimos”, ressaltou.
O gerente classificou os impactos do turismo em duas categorias: visíveis e invisíveis, e apontou que há benefícios para os dois lados. “O turismo é uma indústria perfeita, precisa ser trabalhada, assim como outras, mas dá resultado”, adicionou.
Ele explica que, quando recebe um grupo de turistas no hotel, tem o resultado visível, com o consumo dentro do estabelecimento. Mas, lembra, os hóspedes também vão consumir produtos fora e gerar resultados em outros setores.
Na primeira categoria, ele coloca os resultados que podem ser mensurados individualmente pelo comércio ou setor diretamente afetado pela compra de um produto ou pelo consumo de um serviço; já na segunda, estão os serviços e vendas gerados a partir da primeira categoria.
“Eles vão comprar roupas, pipoca na praça, gastam em farmácia, perfumaria, entre outros, e solicitam outras áreas de lazer. Então, só nesta minha conta, quando eu recebo um grupo aqui, eles consumirão em pelo menos mais 20 lugares diferentes, com produtos completamente diferentes do meu. Este impacto é muito importante”, reforçou.
Para o crescimento do setor de turismo na cidade, Vieira aponta ser necessário engajamento de toda a comunidade. Ele reitera que o setor envolve cultura, infraestrutura e, também, a disposição dos comerciantes em entender o que é turismo, agregar valor ao negócio, além de organização e planejamento, que também fazem parte do trabalho do setor público.
“O turismo não vai beneficiar só a hotelaria, a agência de viagem, ou aqueles que fazem transporte. Isso é o básico para o início do processo. É incrível o poder de agregar consumo que ocorre dentro do setor”, garantiu o gerente.
“A soma disso tudo, mais os esforços de outras pessoas que contribuem para o turismo – como a prefeitura local, que tem feito um trabalho excepcional -, e outras que estão dispostas a pensar em turismo, nos fazem estar no rumo certo. Quanto mais pessoas estiverem dispostas, melhores resultados nós teremos”, enfatizou.
Vieira ainda mencionou que todo o país está vivendo um ponto de convergência, em que as linhas de crescimento começam na esfera federal, passam pela estadual e chegam à municipal, ligadas diretamente com o turismo.
Contudo, o gerente aponta que o país pode estar pecando por questões políticas e faz uma analogia da atuação dos homens públicos em relação ao conclave dos cardeais para a eleição do papa, como uma sugestão para administração do turismo e de outros assuntos.
“Quando os cardeais precisam eleger um papa, eles se reúnem em uma sala, se fecham e só saem depois que a questão estiver resolvida. Os nossos homens públicos deveriam ter atitudes semelhantes”, defende.
“Eles deveriam sentar conversar e de lá não sair enquanto não definir pontos em comum, independente de ideologias. Ou seja, se o problema aqui é turismo, vamos pensar coletivamente como solucionar o problema”, apontou.
Conforme o gerente, Tatuí está no caminho certo. “Se convertermos os nossos esforços para o turismo, vamos conseguir. A minha parte eu vou continuar fazendo como membro do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), como membro da Associação Comercial e como membro do Visite Tatuí e outros órgãos. É possível, mas é necessário que a gente sente e converse mais”, ressaltou.
Para finalizar Vieira, ressalta que a homenagem recebida pelo hotel deve servir de incentivo para que a empresa se aperfeiçoe nos serviços e continue investindo em Tatuí e no turismo local.
“É uma motivação muito grande. É satisfatório ver seu trabalho ser reconhecido em diversos níveis, pela diretoria local, pelo povo da cidade e pelas lideranças. As pessoas elogiam, e isso faz bem para a gente, se transforma em esperança e nos motiva a seguir em frente, apesar dos desafios diários”, concluiu.