A Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”, da Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”), realizará entre estes dias 15 e 16, o primeiro curso de noções básicas de primeiros-socorros. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até quinta-feira, 13.
De acordo com Renata Loretti, diretora da unidade, o curso visa capacitar pais, avós, professores, babás, monitores e, entre outros, profissionais e “leigos” que trabalham ou cuidam de crianças e adolescentes.
Renata conta que o curso surgiu buscando atender à lei 13.722, de 2018, batizada de “Lei Lucas”. O objetivo do treinamento é possibilitar que pessoas leigas consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.
A legislação sancionada e publicada no Diário Oficial da União em outubro do ano passado determina que professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico, devem ser capacitados em primeiros-socorros.
O texto recebe o nome de Lei Lucas em memória ao garoto Lucas Begalli Zamora, de dez anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas.
Renata destaca que a o curso envolve aulas teóricas e práticas. “No período da manhã, vamos abordar todos os temas referentes ao cuidado de atendimento de emergência com crianças e adolescentes, e, na parte da parte, haverá as aulas práticas, onde os participantes vão aprender procedimentos que poderão salvar vidas”, salientou.
No total, o curso tem 16 horas. As aulas serão realizadas no sábado e no domingo, das 8h às 18h. A inscrição deve ser feita na sede da unidade, que fica na rua Rui Barbosa, 601, bairro Valinho, das 8h às 12h, ou das 14h às 18h.
O investimento individual é de R$ 350, contudo, o participante pode conseguir desconto de 20% caso esteja acompanhado de membros da família, grupos e escolas. Ao final, além do certificado, cada participante ganha um kit de primeiros-socorros.