Terminou na sexta-feira, 31, a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Tatuí. De acordo com balanço da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na manhã desse mesmo dia, a ação realizou, no município, a aplicação de 27.559 doses da vacina, totalizando 68,81% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
O índice foi muito abaixo da meta que havia sido estipulada pela Vigilância Epidemiológica, de alcançar 90%, o equivalente à aplicação de 36.044 doses da vacina.
A quantidade de doses aplicadas em todos os grupos prioritários tiveram os seguintes resultados: crianças de 6 meses a 2 anos de idade, com 1.554 doses; crianças entre 2 anos e menores de 5 anos, com 2.436 doses; crianças de 5 anos, com 717 doses; gestantes, com 881 doses; trabalhadores da área de saúde, com 2.721 doses; professores, com 988 doses; puérperas, com 240 doses; idosos, com 11.028 doses; pessoas com comorbidades, com 7.004 doses; e policiais e bombeiros, com 180 doses. Outros grupos totalizaram 172 doses.
A campanha teve início no dia 10 de abril e, inicialmente, foi disponibilizada aos grupos prioritários, de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias ou menos).
No dia 22 de abril, a vacina foi liberada para todos os grupos prioritários, abrangendo idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacinação acontece em todas as unidades básicas de saúde até às 16h. Somente nas unidades rurais e na UBS Santa Cruz a vacinação é encerrada às 13h.
Para todos
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, divulgou na quarta-feira, 29 de maio, que, a partir desta segunda-feira, 3, a vacina estará disponível em todo o território nacional para as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários abrangidos durante a campanha e que desejarem se vacinar.
Com a decisão do Ministério da Saúde, a partir dessa data, absolutamente toda a população poderá se dirigir até a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para receber a dose da vacina.
Em caso de dúvidas, é possível se informar nas UBSs, ou pelo telefone (15) 3259-6358.