O ano de 2018 foi bastante difícil, porém, a Coop – Cooperativa de Consumo fechou o exercício com crescimento de 3,8% no faturamento líquido, totalizando R$ 2,3 bilhões, gerados pela fidelidade de seus 815 mil cooperados ativos. Os dados foram apresentados há alguns dias, durante assembleia geral ordinária.
No decorrer do ano passado, a Coop investiu R$ 60 milhões em modernização de sua rede, incluindo a inauguração de cinco drogarias de rua, uma das quais ofertando o serviço de assistência farmacêutica, que conta com consultório e farmacêutico graduado em farmácia clínica. Acompanhando as novas tendências do mercado e visando oferecer maior leque de opções de serviços, a cooperativa também inaugurou, com a Nestlé, o restaurante na unidade Industrial, em Santo André, incorporando novas receitas para rotisseria e açougue, e abriu espaço para parceria com a loja de carnes Swift.
A Coop, segundo Ronaldo dos Santos, presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), é um case de inovação ao investir em caixas de autoatendimento. Hoje, seu parque de 92 unidades instaladas é o maior do Brasil.
Para 2019, a previsão da Coop é investir R$ 147 milhões, e, em planejamento estratégico, consta a inauguração de duas novas unidades de distribuição e cinco drogarias de rua – um segmento que já representa 16% no fornecimento total.
“O ano de 2018 foi bastante difícil, mas conseguimos manter nosso ‘share’ nas principais praças onde atuamos. Acreditamos muito no Brasil, e nosso crescimento para 2019 está muito bem alicerçado e continuará gerando renda e empregos”, afirma Marcio Valle, presidente executivo da Coop – cooperativa de Consumo.