O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) inicia nesta quarta-feira, 10, o primeiro Bazar de Novos e Seminovos de 2019. A iniciativa, já tradicional na cidade, segue até o dia 12, das 13h às 19h, na sede da entidade, à praça Martinho Guedes, 12, antigo prédio do Alvorada Clube.
Conforme Patrícia Negrão Motta, assessora da presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva, na ocasião, estarão à venda roupas novas e seminovas, além de sapatos e brinquedos em bom estado de conservação. As peças são selecionadas e separadas nos setores infantil e adulto (masculino e feminino).
“São roupas com etiquetas de confecção, sapatos com pouquíssimo uso e brinquedos novos e usados, tudo com muita qualidade, vendidos a preços bem acessíveis. As mais caras, como casacos estruturados, por exemplo, não chegam a R$ 40”, destacou a assessora.
O evento é realizado em parceria com lojas e empresas locais e confecções de cidades da região, como Cerquilho e Tietê, que doam as peças novas, enquanto os seminovos são arrecadados pelas conselheiras do Fusstat junto a amigos e à população em geral.
“Também temos o empresário Edson Estilista (Edson Leme dos Santos) que, mais uma vez, está sendo parceiro. Ele já nos doou uma remessa grande de vestidos de festa e está para mandar outra”, comentou.
O bazar ainda conta com o tradicional Café Gourmet Solidário. No espaço, os visitantes podem encontrar bolos, tortas, salgados e lanches naturais feitos pelas professoras dos cursos oferecidos pelo Fusstat, além de café, refrigerante e água.
“Estão chegando peças novas todos os dias, e a expectativa é de que seja um bom bazar. Mesmo assim, precisamos da ajuda da população. Quem quiser nos doar alguma peça pode nos procurar na sede do Fusstat, e quem puder comprar os itens, venha nos fazer uma visita”, completou.
O valor arrecadado será revertido em prol à continuidade dos cursos oferecidos pela entidade, assim como para a manutenção dos fornos e das máquinas de costura, compra de materiais para as aulas e custeio das despesas.
“O recurso é todo investido nos centros de capacitação, pois temos uma despesa alta com a compra de materiais e manutenção dos espaços e equipamentos”, afirmou Patrícia.
Ainda segundo a assessora, o Bazar de Novos e Seminovos representa uma das principais fontes de renda do Fusstat. “São peças doadas, então, temos menos despesas com o evento, diferente do bazar do Dia das Mães e do Natal, no qual as peças são confeccionadas nos centros”, comentou.
Mais de 340 alunos estão realizando os cursos do Fusstat neste primeiro trimestre nos centros de capacitação, que ficam no Jardim Gonzaga, vila Angélica, vila Esperança, CDHU, Santa Rita, Santa Cruz e centro. As aulas tiveram início em março, com 17 cursos diferentes.
A grade deste ano conta com oito novas qualificações. Sete são voltadas ao público em geral e a oitava é de reaproveitamento de alimentos direcionado às pessoas beneficiadas pelo Banco de Alimentos, cadastradas nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).
Além dos cursos de panificação, artesanato, costura e esmalteria – já solidificados pelo Fusstat -, foram acrescentados: o de bolo confeitado, “Faça e Venda”, “Kit Festa”, “Desenho da Moda”, costura para adolescentes, costura industrial e hardanger.
Patrícia explica que, mesmo com as aulas em andamento, as inscrições continuam abertas. Os interessados devem procurar os centros de capacitação e realizar o cadastro reserva. Os primeiros inscritos serão selecionados para as próximas turmas.
As capacitações fazem parte do programa de trabalho elaborado pela equipe do Fusstat, presidente e coordenadoras dos centros de capacitação. Entre os “cursos rápidos”, também estão os realizados em parceria com a marca de chocolates, doces e confeitos Mavalério.
A empresa volta ao município para aulas de biscoitos e casadinhos, dia 26 de abril, e de bolos caseiros, dia 25 de maio. As inscrições aos cursos da Mavalério devem ser iniciadas dias antes da aula.