Notas policiais

  • Três homens são detidos por porte ilegal de arma de fogo

Três homens foram presos acusados de porte ilegal de arma de fogo, no “Campinho”. O caso aconteceu, por volta das 9h40, na quinta-feira, 28, e foi comunicado pela Guarda Civil Municipal, horas depois, na Delegacia Central.

De acordo com a GCM, os agentes realizavam patrulhamento pelo bairro quando encontraram André Aparecido de Almeida, 42, e Fernando Augusto Gregório, 26, caminhando em meio à lavoura com uma espingarda.

Ao receberem ordem de parada, os dois teriam fugido. Enquanto contornavam a plantação, em busca dos acusados, a GCM teria encontrado Cláudio José Confortini, 41, com uma faca e, próxima a ele, uma espingarda municiada com dois cartuchos calibre 24.

Ainda segundo a GCM, com apoio de outras equipes e do helicóptero “Águia”, da Polícia Militar, foram localizados dois carros e uma motocicleta – um Fiat Uno, um Chevrolet Montana e uma Yamaha XZT – escondidos em meio ao canavial.

Continuando as buscas, a GCM conseguiu abordar Gregório. O homem tentava chegar até um dos carros. Durante a revista, um telefone celular e um facão teriam sido encontrados. Na sequência, segundo o boletim, ao notar que Gregório e Confortini haviam sido detidos, Almeida se entregou. Com ele, os agentes teriam encontrado um canivete.

Questionados, os suspeitos teriam afirmado que foram contratados por proprietários das fazendas para caçar javalis. Inicialmente, Gregório teria negado que estava com arma, contudo, durante interrogatório informal, apontou que escondera uma espingarda no matagal.

Os GCMs retornaram ao local e encontraram a segunda espingarda descarregada e quatro cartuchos calibre 28. Os três foram conduzidos à Delegacia Central, onde permaneceram à disposição da Justiça.  Veículos, armas e demais objetos ficaram apreendidos.


  • PM apreende adolescentes que fugiram de escolta da Fundação

Dois adolescentes, de 15 e 16 anos, acusados de tráfico de drogas, foram apreendidos pela Polícia Militar, por volta das 10h30, na quinta-feira, 28, na vila Angélica. Eles estavam sendo procurados pela Justiça desde sexta-feira da semana passada, 22, após fugirem do carro que os levava de volta à Fundação Casa Sorocaba IV.

Conforme a PM, os dois estavam em residências de familiares quando foram “capturados”. A dupla passaria por audiência de custódia no fórum de Tatuí, contudo, houve adiamento da sessão e eles tiveram que voltar para a unidade prisional.

Na volta, eles renderam dois agentes da escolta de segurança da Fundação Casa e conseguiram escapar. Um dos homens chegou a entrar em luta corporal com os acusados, mas não conseguiu evitar a fuga.

Os adolescentes são acusados de tráfico de drogas. Eles foram detidos pela Polícia Militar, dia 21, após serem flagrados com porções de maconha, cocaína e mais de R$ 1.000 em dinheiro, em uma casa na vila Angélica.


  • Estelionatário aproveita cartão ‘bloqueado’ deixado em banco

Uma aposentada de 71 anos foi vítima de estelionato ao deixar um cartão bancário, supostamente bloqueado, em uma agência na região central. O caso aconteceu na manhã de sábado, 23, por volta das 9h20, e comunicado ao plantão policial na quarta-feira, 27.

Conforme relatado, a vítima iria efetuar um saque na conta-corrente, mas o local estaria lotado e os caixas eletrônicos, com defeito. Um senhor de pele parda, cabelo preto liso e curto, com aparentemente 50 a 60 anos, estaria apontando aos clientes os caixas que estariam funcionando.

Segundo relatado, diversas pessoas fizeram transações. No momento em que a aposentada foi efetuar o saque, a máquina teria retido o cartão. O mesmo homem teria se oferecido para telefonar ao “0800” do banco, pegado o celular da vítima, discado o número e devolvido o telefone.

Conforme o BO, uma mulher atendeu ao telefonema e solicitou uma série de informações pessoais e bancárias. Acreditando estar falando com uma funcionária do banco, a aposentada forneceu todos os dados. Ao término da ligação, a suposta atendente afirmou que a vítima poderia ir embora e que deixasse o cartão na máquina, pois já estava bloqueado.

Ao retornar para a residência, a aposentada verificou que a ligação que havia sido feita pelo próprio celular constava como “número restrito”. Ao discar para o número disponível no verso do cartão do marido, foi informada que fora vítima de uma fraude.

Segundo o BO, somente na quarta-feira, 27, ao consultar o extrato bancário, verificou que quatro saques haviam sido efetuados na conta corrente, todos no sábado, 23. Somadas, todas as transações totalizaram prejuízo de R$ 2.000.


  • Bandidos furtam ferramentas em obras de escola no centro

Ferramentas e materiais de construção foram furtados de uma obra na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “José Tomas Borges”, na região central. O crime foi notado por volta das 7h30 de terça-feira, 26, e registrado no plantão policial dois dias depois.

De acordo com o boletim de ocorrência, o representante de uma empresa de construção relatou que o pedreiro da obra percebera o sumiço de ferramentas e pisos ao chegar à escola para iniciar os serviços.

Conforme relatado, foram furtados uma marreta de dois quilos, uma colher de pedreiro, um martelo, uma marreta de borracha, uma desempenadeira de dentes, um rolo de linha de nylon, 15 metros de pisos brancos e uma máquina de cortar piso.