Gêmeos defendem Tatuí na ‘Taça Band’

Diego Barros, técnico do casal de irmãos gêmeos que defendem o sub-9 do Bom de Bola (foto: Simone Grecchi)

Neste sábado, 30, Tatuí inicia a participação na Taça Band de Futebol de Base 2019, torneio promovido pela TV Band Campinas e pela Vale Sports.

A cidade será representada por cinco times de base do Bom de Bola, que disputam as categorias sub-7, sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. Como sede, as partidas têm o município de Piracicaba (SP).

A equipe tatuiana defende o título da competição na sub-15, conquistado na edição do ano passado.

Cada competição esportiva possui diversas peculiaridades, assim como o nome pouco comum do camisa seis do time sub-7 tatuiano, chamado Wollyver Gabriel, por exemplo.

Entretanto, a edição 2019 da Taça Band possui a marca da primeira participação de uma menina a defender Tatuí na competição mirim. A jogadora integra a equipe sub-9, juntamente com o irmão, apenas dois minutos mais novo.

A partir das 16h30, o casal de irmãos gêmeos Ana Laura Araújo Grecchi e Marcus Vinícius Araújo Grecchi entram no campo 1 do CCRCC (Centro Cultural Recreativo Cristóvão Colombo) para enfrentar o S. E. José Ometto, pelo grupo 9 da categoria. De acordo com a mãe, Simone Cristina Araújo Grecchi, “os dois filhos em campo é emoção em dobro”.

Simone revela que Marcus sempre gostou de futebol, mas não de correr atrás da bola, até que se encantou pela função de goleiro. Ela conta que, no ano passado, viu o Bom de Bola em um campeonato de futsal e o filho foi indicado por um amigo “para fazer parte da família”.

Já Ana Laura começou a pegar gosto pelo esporte por acompanhar os treinamentos do irmão. Segundo a mãe, a filha entrava em campo nos intervalos para chutar a bola ao gol e Marcus tentar defender.

Conforme Simone, a filha notou a presença de outras meninas nos treinamentos e perguntou se também poderia treinar. A mãe conta que conversou com o treinador Diego Rodrigo de Oliveira Medeiros de Barros, o Diego Barros, que aprovou a ideia.

Além de estudarem na mesma sala de aula da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eugênio Santos”, os gêmeos treinam futebol de campo no estádio “Simeão Sobral”, na vila Jurema, às terças e quintas-feiras, no período da manhã. Marcus ainda tem treinos de futsal às quintas-feiras, no Jardim Lírio, à noite.

Durante a preparação para a Taça Band, a dupla participa de treinos extras do Bom de Bola, toda quarta-feira à noite e aos sábados pela manhã, em uma chácara emprestada por um amigo de Barros.

A garota deixou o balé de lado para jogar futebol, mas Simone relata que Ana Laura ainda arruma tempo para praticar outro esporte que ama: o caratê.

Conforme a mãe, “criança focada em esporte fica longe de problemas”. As crianças ainda têm aulas no Conservatório e de catequese. Segundo Simone, “é um conjunto para formar adultos conscientes”.

A mãe evidencia que os irmãos são bastante unidos e estão felizes por jogarem pelo mesmo time. As crianças ainda possuem métodos semelhantes para melhorarem no futebol: Ana Laura assiste vídeos das principais jogadoras de futebol, enquanto Marcus analisa as defesas do goleiro aposentado Marcos, ex-Palmeiras.

“Eles brincam muito na área de casa. Se hoje Marcus é um bom goleiro, deve bastante à irmã”, explicou. De acordo com Simone, o filho é bastante atento aos treinos e melhorou muito desde que começou a jogar pelo Bom de Bola, não apenas como goleiro.

“O esporte mudou muito o Marcus. Ele era um menino mais fechado, quase não conversava e, desde que se descobriu como goleiro, é uma outra criança bastante alegre e comunicativa. Sou muito agradecida a todos da equipe do Bom de Bola”, expôs a mãe.

Simone afirma que Ana Laura sempre foi muito comunicativa e decidida no que ela quer. A mãe assegura que, com o tempo, a garota vai surpreender no futebol, não apenas por não ir a um treino sem maquiagem.

“A Ana Laura me surpreendeu ao entrar no time, até me assustou um pouco. Hoje, vejo que não era só uma brincadeira, ela está levando o esporte a sério, e isso me faz incentivá-la mais ainda”, relatou.

Conforme a mãe, Ana Laura está conseguindo buscar o próprio espaço mesmo sendo a única menina na equipe. Simone reitera “não ser uma tarefa fácil ser mulher no mundo do futebol, pois ainda há muito preconceito”.

Entretanto, Simone conta que, no Bom de Bola, não há este problema. Segundo ela, os meninos da equipe não discriminam Ana Laura e o tratamento da comissão técnica é igual para todos.

“Sempre digo para ela que, no Bom de Bola, todos a incentivam, mas talvez em outro lugar possa não ser dessa forma. Ela tem consciência que sempre deve buscar o próprio espaço, caso queira seguir adiante no futebol”, manifestou.

“O mais importante ela já tem: o apoio do irmão. Isso faz toda a diferença”, completou a mãe.

Simone revela ser a grande incentivadora da dupla, levando-a a todos os treinos e jogos. Ela diz que estava contando as horas para este sábado, 30, pois os pais e mães ficam mais ansiosos que as crianças, além de “dar um frio na barriga”.

“Sabemos da importância do campeonato e da visibilidade que ele tem. Tento passar a responsabilidade de cada um, mas sem esquecer que são crianças e que o principal é a participação e a diversão em campo”, argumenta.

A equipe sub-9 do Bom de Bola encerra a participação na primeira fase da Taça Band no sábado, 13 de abril, dia do aniversário de Ana Laura e Marcus. Segundo Simone, a intenção é ir bem nas partidas anteriores para comemorar a data com a classificação à fase seguinte.

“Será o melhor presente de aniversário possível para eles. Um dia especial, pois vão passar a data fazendo o que gostam e ao lado de pessoas tão queridas”, declarou.

Estreias

As cinco equipes tatuianas fazem a estreia na Taça Band neste sábado, 30. No estádio “Silvio Giusti”, em Piracicaba, a sub-13 enfrenta o E. F. Bola de Ouro, às 11h, e às 12h, a sub-15 confronta o Grêmio Piracicaba.

Mais tarde, no campo 1 do CCRCC, o Bom de Bola sub-7 joga contra o Rodrigo Hote, às 15h40. A sub-9 tem embate com o S. E. José Ometto, às 16h30, e as equipes voltam a “medir forças” pela sub-11 às 17h30.

A equipe sub-7 está no grupo 6, junto com as agremiações S. E. José Ometto e Brasil Soccer. Na sub-9, o time tatuiano enfrentará, novamente, os times S. E. José Ometto e Brasil Soccer, além de Rodrigo Hote, pelo grupo 9. Os mesmos três times fazem parte do grupo 10 e serão os adversários dos garotos da equipe sub-11 do Bom de Bola.

Na sub-13, Tatuí forma o grupo 11, juntamente com A. D. Meninos do Brasil e Villa Soccer. Também pelo grupo 11, o Bom de Bola jogará contra o A. D. Meninos do Brasil e o Drac, pela sub-15. Porém, nestas duas categorias, as agremiações enfrentam times de outros grupos.