O bispo diocesano de Itapetininga (SP), dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, esteve na sessão ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira, 26. O sacerdote falou sobre “fraternidade e políticas públicas”, tema central da Campanha da Fraternidade 2019.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) abriu oficialmente a campanha na segunda-feira, 4, na sede provisória da entidade em Brasília (DF). O lema deste ano, retirado da Bíblia (livro de Isaías, capítulo 1, versículo 27) é: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.
De acordo com a diocese de Itapetininga, a Campanha da Fraternidade 2019 tem como objetivo “estimular a participação em políticas públicas, à luz da palavra de Deus e da doutrina social da igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.
Na 56ª edição da Campanha da Fraternidade, o religioso argumentou que as ações são motivadas pela mensagem da quaresma, mas que devem se repercutir durante o ano todo.
“A Campanha da Fraternidade visa conscientizar as pessoas para uma participação ativa na sociedade, em busca de um bem comum para viver a sua cidadania”, apontou.
De acordo com o bispo, “muitas vezes, o povo tem preconceito com a política e não quer saber do assunto”. Entretanto, ele destaca que a “política é a arte de exercer a caridade ao promover a busca pelo bem comum”.