Mulheres têm menos receio de denunciar os agressores

Essa é a conclusão apontada pela imensa maioria que participou da enquete promovida pelo jornal O Progresso ao longo desta semana, em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br).

Até esta sexta-feira, 22, a pesquisa teve como tema o aumento do número de ocorrências registradas na Delegacia da Mulher em Tatuí. Assim, figurou-se a questão: “Você crê que o número de ocorrências de violência contra as mulheres aumentou porque as vítimas estão tendo menos receio de procurar a polícia?”.

O resultado indicou que 95% dos leitores entendem que as mulheres estão mesmo tendo menos receio de denunciar os agressores. Por sua vez, outros 5% acreditam que o aumento de ocorrências é devido a mais agressões dos homens.

Para esta próxima semana, o portal de notícias tem a dengue com assunto na enquete. Em artigo na edição deste final de semana, o colunista e médico Jorge Sidnei Rodrigues da Costa lembra que a presença do mosquito transmissor aumentou bastante no Brasil, elevando o registro de dengue em cerca de 45% no período de 2017 para 2018. Em Tatuí, os casos já somam mais em 2019 que no ano anterior, considerando-se o mesmo tempo de início de ano.

Atualmente, com a época das chuvas (que têm sido torrenciais), praticamente em todo o território nacional, a tendência de incidência de dengue é muito maior, com o acúmulo de água limpa e parada no meio ambiente, onde se facilita a reprodução do mosquito.

Assim, a enquete pergunta: “Você já identificou a presença do mosquito Aedes aegypti em sua residência neste ano?”. A votação, com as opções de resposta “sim” e “não”, encerra-se na sexta-feira, 29, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 31.