Por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, a prefeitura divulgou os números da manutenção de ruas e avenidas referentes ao primeiro bimestre de 2019. No total, foram 13 vias recapeadas e 3.494 buracos tapados.
O secretário municipal das Obras e Infraestrutura, Marco Luís Rezende, explica que os serviços de tapa-buracos foram realizados pela prefeitura, enquanto que os de recapeamento estão incluídos no programa “Asfalto Novo”, de responsabilidade das empreiteiras vencedoras de licitação.
Lançado em dezembro de 2018, o programa prevê obras de pavimentação e recapeamento em quase 30 vias do município. Os serviços estão sendo executados em quatro lotes de obras, pelas empresas JPMIG Construtora Eirele – ME, Júlio & Júlio Ltda, Vanguarda Construtora e Serviços de Construção Viária Ltda e Construtora Madri Ltda.
As obras foram possibilitadas pela liberação de um recurso de R$ 10 milhões ao município. O dinheiro é proveniente de linha de crédito do programa Pró-Transporte, uma ação do Ministério das Cidades, executada por meio da Caixa Econômica Federal com a agência Desenvolve SP, do governo do estado.
Rezende salienta que, mesmo com o período de chuvas, em dois meses, mais de 40% dos serviços incluídos no programa já foram finalizados.
Entre as ruas recapeadas, estão a Juvenal de Campos, 15 de Novembro, Santa Cruz e Prudente de Moraes, no bairro Santa Cruz; Chiquinha Rodrigues, na vila Dr. Laurindo; Benedito Nunes, no Jardim Santa Rita de Rita; e Mamede José Coelho, na vila Brasil.
Também foram atendidas as ruas Boaventura Jacob Hessel, Antonio Jarbas Veiga de Barros, Francisco de Camargo Penteado e Francisca Vieira de Camargo Farah, no Jardim Lucila, e a Victória dos Santos Gomes, no Jardim Rosa Garcia.
“Quase metade do serviço já foi feito. Agora, ficaram as avenidas maiores, como a do ribeirão do Manduca e Donato Flores, e algumas ruas, como a Ângelo Poles, e estrada em frente ao ibis hotel”, informou.
Além dos serviços de recapeamento, a prefeitura finalizou a pavimentação da rua Porfírio de Campos Pedroso, no Jardim Santa Rita de Cássia. O espaço recebeu asfalto novo, já que, até então, a rua não era pavimentada.
“As obras estão todas encaminhadas, já há várias ruas prontas e algumas ainda devem começar a ser recapeadas neste mês. Ainda não deu para iniciar porque tem que fazer estudos antes da execução”, argumentou o secretário.
Segundo Rezende, nos próximos dias, a prefeitura também deverá dar andamento no recapeamento de duas “obras importantes” na avenida Donato Flores e a continuação das obras da marginal do Manduca – última etapa da duplicação da via.
O trecho a partir da ponte do Jardim Colina Verde até a rua Chiquinha Rodrigues receberá drenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo. A finalização da obra marcará a entrega da revitalização completa da marginal.
“Na avenida Donato Flores, primeiro, tem que cortar as árvores, fazer o sistema de drenagem para, depois, fazer o asfalto; na marginal do Manduca, os técnicos estão fazendo os estudos topográficos do espaço”, antecipou.
Conforme ele, os estudos devem ser finalizados ainda neste mês e, após, será elaborado cronograma com todas as fases de execução da obra.
“Tem que ter um estudo antes de começar a obra para saber o que vai demolir, onde ficará o escoamento de água, entre outras coisas que não aparecem, mas que são extremamente importantes”, afirmou.
Obras de drenagem e pavimentação com lajotas também fazem parte dos serviços que terão início pela secretaria. Entre as ruas beneficiadas, estão: Joaquim Lourenço, José Marques, José Picchi, João Ângelo Orsi, Adolfo Assunção e quatro ruas projetadas do distrito de Americana.
Ainda devem ser atendidas as ruas Oscar Hoffman e Benedita Maria Silva, no Jardim Novo Horizonte, e efetivada drenagem nas ruas do Jardim Bela Vista. “No Novo Horizonte, já começamos a trabalhar. Estamos fazendo a limpeza no local para realizar a medição. Na sequência, vamos implantar as lajotas, fazer as guias e calçadas”, informou.
Com relação aos buracos tapados ao longo do primeiro bimestre, o total somou 3.494. Nesse trabalho, foram atendidos 18 bairros com o serviço, que segue nos próximos dias no residencial Santa Cruz e, em seguida, em outros bairros.
Jardim Wanderley, CDHU, Jardim Rosa Garcia, Jardim São Paulo, Chácara Junqueira, vila Angélica, Jardim Aeroporto, Jardim 11 de Agosto, Jardim Lucila, Jardim Tóquio, Jardim Ternura, Parque Marajoara, vila Bandeirantes, Santa Adélia, vila São Cristóvão, Residencial Europark, Vila Esperança e Centro foram beneficiados neste ano.
“Nós fizemos uma quantidade absurda de tapa-buracos. A cidade estava totalmente deteriorada e, desde a administração da prefeita Maria José (Vieira de Camargo), está sendo revitalizada. Alguns pontos ainda sofrem com aberturas de buracos, mas vamos dar atenção a todos eles”, concluiu o secretário.