Na edição do próximo final de semana, domingo, 17, o jornal O Progresso apresenta a segunda edição do suplemento “O Progresso da Mulher”. No formato tabloide e todo em cor, o especial aproveita o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres (8), para dar sequência a uma série de publicações diferenciadas.
Mais que celebrar o Dia Internacional, a publicação busca promover discussões a respeito do papel da mulher na sociedade e mantém a proposta de ir além dos assuntos padrões, como moda e beleza.
Assim, o suplemento não deixa de lado os assuntos comumente do universo feminino, mas dá ênfase a temas essencialmente contemporâneos, como saúde, negócios, superação de limites e informações sobre a violência contra a mulher. Também sustenta o viés local – ou seja, priorizando os profissionais e a realidade de Tatuí.
Particularmente, “O Progresso da Mulher” apresenta histórias de força e empenho nas áreas social, cultural e de saúde, além de exaltar iniciativas e conquistas de mulheres que fazem e fizeram a diferença no município.
Os dados que compõem as reportagens têm como fontes profissionais como o promotor de Justiça Carlos Eduardo Pozzi e o delegado Silvan Renosto (que até fevereiro era responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher).
Eles falam sobre a violência contra a mulher, explicam as leis existentes e mostram estatísticas que apontam que elas estão “quebrando o silêncio”, fazendo aumentar o número de denúncias no município e, consequentemente, ajudando a acabar com a impunidade dos agressores.
As reportagens têm, ainda, a colaboração dos cirurgiões plásticos Ivan Machado e Poliana Marocolo, que abordam a saúde feminina e a prevenção como aliadas da estética, além de mostrar os procedimentos mais procurados nos consultórios em busca de uma “aparência natural”.
A infância das meninas é abordada pela psicóloga infantil Marinara Aparecida Quevedo Soares. Ela fala sobre o tema “vaidade precoce”, dando dicas sobre os limites considerados saudáveis e os excessos no uso de cosméticos e produtos de beleza.
Em outra reportagem, a segunda edição aborda o assunto moda, com as empresárias Ana Flávia Miranda e Fernanda Vieira Scaglione. A primeira dá dicas sobre o que vestir e a segunda, sobre calçados que completam os “looks” em diferentes ocasiões, ressaltando o que “caiu no gosto” das tatuianas nos últimos tempos.
O suplemento também apresenta a história de empreendedorismo de Nathália Menezes, considerada uma das principais “digital influencers” da região, com mais de 22 mil seguidores no Instagram.
Neste ano, o especial ressalta, ainda, a história de mulheres que superaram limites e servem de exemplo para outras pessoas, como a capitão PM Bruna Carolina dos Santos Martins, primeira mulher a comandar a 2ª Companhia da Polícia Militar de Tatuí, e a atleta Luciana Aparecida da Silva, que emagreceu mais de 30 quilos e, atualmente, representa a cidade em corridas por todo o país.
O especial chega aos leitores neste final de semana, como encarte do jornal O Progresso. Ele dá sequência à meta do bissemanário de apresentar novos projetos a cada dois meses.