O deputado federal José Guilherme Negrão Peixoto, o Guiga Peixoto, do PSL (Partido Social Liberal), foi indicado pela colega Joice Hasselmann (PSL-SP) a integrar a CFT (Comissão de Finanças e Tributação) – considerada a segunda comissão fixa mais importante da Câmara dos Deputados.
A indicação aconteceu na terça-feira da semana retrasada, 12, durante a segunda reunião de líderes partidários, comandada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a qual teve como pauta o comando das comissões permanentes da Casa.
A Câmara tem 25 comissões fixas e os partidos disputam para presidi-las, pois é no comando que se definem quais projetos serão analisados e votados em cada uma delas.
A mais almejada é a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça, responsável por analisar os aspectos legais e constitucionais das propostas apresentadas pelos congressistas.
A CCJ deve ficar com o PSL, por um acordo firmado entre o presidente da Câmara e o partido, em troca de apoio do nome na disputa pela presidência da Casa, no início do mês.
Já a segunda – à qual compete o parecer acerca da compatibilidade e adequação financeira e orçamentária das proposições – segue em disputa entre o PSL e o MDB.
Conforme anunciado em mídia nacional, os dois partidos afirmam que tiveram a garantia do presidente da Casa de que teriam o direito de presidir a comissão.
As legendas já têm os nomes que pretendem indicar. As do PSL seriam da deputada Joice para a presidência e do deputado Heitor Freire (CE) para a vice-presidência.
Em mídia nacional, a parlamentar ressaltou Guiga Peixoto como “uma pessoa preparada e um possível integrante do partido na CFT”. Ela ainda defendeu que quadros técnicos sejam indicados pelos demais líderes da Câmara.
A O Progresso, durante a inauguração do escritório político do deputado federal em Tatuí, na manhã do dia 16, Guiga afirmou que aguarda a manifestação do presidente da Câmara.
“A deputada Joice Hasselmann sentiu que eu tenho um preparo para assumir o cargo. Se essa missão a mim for cabida, nós vamos trabalhar também na Comissão de Finanças e Tributação”, afirmou.
Guiga ainda contou que também tivera o nome indicado pelo partido para fazer parte da Cdeics (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços).
As comissões permanentes da Câmara dos Deputados estão em fase final de instalação e devem ser definidas até o final do mês, conforme anunciado pelo Congresso.