Miguel Lopes Cardoso Júnior é o novo secretário municipal da Educação. A professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, agora ex-secretária, assumiu o cargo de assessora pedagógica da pasta.
A transição e posse de Cardoso aconteceu na Secretaria Municipal da Educação, na manhã de terça-feira, 19, quando a prefeita Maria José Vieira de Camargo oficializou a troca no cargo ao assinar o decreto municipal 19.616.
A cerimônia contou com a presença do chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo, do vereador João Éder Alves Miguel e dos diretores municipais Douglas Dalmatti Alves de Lima e Yustrich Azevedo Silva, do Departamento de Esporte e do Departamento de Mobilidade Urbana, respectivamente.
Ainda estiveram presentes os secretários municipais: da Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi; dos Negócios Jurídicos, Renato Pereira de Camargo; das Obras e Infraestrutura, Marco Luís Rezende; e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso.
Cardoso e Marisa prometeram um trabalho em conjunto para atender às demandas da pasta. Ambos garantiram que, diante da importância, a Educação sugere um secretário-adjunto. “É um ponto de partida para que nós trabalhemos em conjunto”, apontou Cardoso.
Com a nova composição, Cardoso deve atuar na área administrativa da secretaria, enquanto Marisa passa a ser responsável por auxiliar nos processos de ensino.
“Não haverá uma divisão na secretaria, iremos somar esforços para que a pasta da Educação, uma das maiores do município, se fortaleça. É o momento inédito, que uma secretária sai e outro assume, mas os dois trabalhando juntos em um só objetivo, de crescimento da educação de Tatuí”, complementou Maria José.
Ela destacou que a agregação permite que a pasta possa crescer nos projetos e ações educacionais. Segundo a prefeita, “a meta é zerar a fila em creche para crianças de 0 a 3 anos”.
Para isso, o secretário municipal ressalta, como ação inicial, as construções de quatro novas creches, nos bairros Inocoop, Santa Cruz, Santa Emília e Astória, para comportar todas as crianças com os nomes em filas de espera.
Com 49 anos de idade, o secretário Cardoso é professor de educação física, com formação pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), em 1990, e possui pós-graduação em psicopedagogia na Unip (Universidade Paulista).
Desde 2006, como professor concursado pela prefeitura, Cardoso trabalhou por 17 anos na unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria), como coordenador do PAF (Programa Atleta do Futuro). Durante 20 anos, foi professor do Colégio Anglo, sendo que, por seis anos, era o coordenador pedagógico do ensino médio e de cursos pré-vestibulares.
Na administração anterior, foi secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Em outubro de 2016, Cardoso foi eleito vereador pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), com 985 votos.
Na Câmara Municipal, a cadeira de Cardoso foi ocupada pelo primeiro suplente, Fábio José Bueno Menezes, do Democratas. A posse aconteceu na sessão ordinária de terça-feira, 19 (reportagem nesta edição).
Cardoso afirmou que, como educador, vive um momento muito especial. Ele agradeceu a confiança da prefeita Maria José e lembrou que conhece a ex-secretária há quase três décadas.
“Conheci a Marisa como delegada de ensino, quando vim para Tatuí e comecei a trabalhar no Sesi, em 1992. Nós tivemos a oportunidade de atuar juntos em várias ações. Eu ainda era um garoto e aprendi muito com ela”, comentou.
“Com toda humildade e sem nenhuma demagogia, pedagogicamente, eu não sirvo nem para carregar o material da professora Marisa. Ela é um poço de sabedoria e a experiência que possui é algo que me cativa”, completou.
O novo secretário assegura que, em conjunto com a assessora pedagógica, a intenção é conseguir fazer um trabalho em prol das crianças.
Ele acentuou que sempre utiliza o esporte como uma ferramenta para “alcançar o ser humano” e que todos têm a missão de “servir às pessoas”.
“Nós, enquanto agentes públicos, temos essa missão cada vez maior. Edifiquei a minha vida usando a ferramenta do esporte para alcançar a vida das crianças. Minha alegria é trabalhar com as pessoas. Acho que esse seja o propósito que Deus colocou para a minha vida”, observou o secretário.
Cardoso assegurou que o desafio será dar continuidade ao trabalho desenvolvido na secretaria municipal. Ele reiterou que os funcionários têm grande comprometimento e que ele tem certeza de que irão continuar da mesma forma, pois ele está “chegando para colaborar”.
Marisa afirmou que só houve avanços no ensino municipal porque todas as pessoas atuando na secretaria “estão focadas em um mesmo objetivo: dar educação de qualidade aos nossos alunos”.
“Essa sinergia nos leva a isso. Haja vista às melhoras em nossos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Nós vivemos de avanços, precisamos melhorar e dar, dia a dia, a educação de qualidade aos nossos alunos”, enfatizou a ex-secretária.
Em contrapartida, a nova assessora pedagógica frisou que “a gestão da pasta é totalmente humana, porque há atendimentos individuais, pois cada pessoa é uma pessoa”.
Depois de atuar na função durante dois mandatos do ex-prefeito e atual deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e desde o início da atual gestão da prefeita Maria José, Marisa se colocou à disposição para ajudar o novo secretário e ressaltou que o comando de Cardoso deve alavancar a melhora da Educação no município.
“Tenho 47 anos atuando na Educação, não são 47 dias. Exerci todos os cargos possíveis nesta área. Então, toda essa vivência é muito boa, acrescenta muito à nossa bagagem como ser humano”, declarou Marisa.
Representando a Câmara Municipal, Alves Miguel garantiu ter feito questão de estar presente na transição, por ser entusiasta da Educação e pelo carinho que possui por Marisa e Cardoso. Segundo ele, “ambos têm potencial para fazer a diferença na cidade”.