Até o dia 28, o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) está com inscrições abertas para os cursos de capacitação. Além disso, neste ano, a grade contará com oito novas qualificações, conforme a presidente da entidade, Sônia Maria Ribeiro da Silva.
As capacitações fazem parte do programa de trabalho elaborado pela equipe do Fusstat, presidente e coordenadoras dos centros de capacitação que ficam no Jardim Gonzaga, vila Angélica, vila Esperança, CDHU, Santa Rita, Santa Cruz e centro.
Sônia explica que sete qualificações são voltadas ao público em geral e o oitavo curso é de reaproveitamento de alimentos, direcionado às pessoas beneficiadas pelo Banco de Alimentos, cadastradas nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).
Além dos cursos de panificação, artesanato, costura e esmalteria, já solidificados pelo Fusstat, serão acrescentados os de bolo confeitado, “Faça e Venda”, kit festa, desenho da moda, costura para adolescentes, costura Industrial e “Hardanger”, todos com inscrições abertas.
As aulas do curso de bolo serão aplicadas em três módulos. No primeiro, os participantes vão aprender a fazer a massa base (branca e a preta), depois, o recheio e, por fim, a cobertura, com práticas em bico.
“O curso de ‘Faça e Venda’ é voltado para pessoas que querem aprender ‘coisinhas rápidas’. Alimentos que se pode fazer e já vender, como salgadinhos e docinhos. Receitas práticas que, na hora, você aprende e já pode sair vendendo, não precisa ser várias horas de aula”, comentou a presidente.
A mesma linha é seguida pelo kit festa. Nesse curso, os participantes irão aprender a fazer um bolo, dois tipos de salgado e dois tipos de doce. “Assim, eles podem também sair dali já ganhando com as vendas”.
“Nossa programação, neste ano, será voltada a aulas mais práticas. Percebemos que os cursos mais rápidos tiveram mais procura nos últimos meses e queremos atender ao público interessado”, acrescentou Sônia.
Outra novidade é o aumento de capacitações voltadas aos jovens de 12 a 16 anos. Agora, além do projeto “Brincando com as Panelas” e o “Recicla Vida”, haverá o “Costura para Adolescentes”. Os projetos são destinados aos adolescentes que ficam sem atividade fora do período escolar.
“Estamos pensando em muita coisa para adolescentes, porque deu certo. Muitos que fizeram os projetos anteriores nos procuraram para pedir novos cursos. Neste, eles vão aprender costura básica, reciclar as roupas, customizar, refazer peças e pintar”, salientou.
As inscrições podem ser realizadas em qualquer um dos Centros de Capacitação do Fusstat, de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 17h. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência.
As aulas começam a partir do dia 11 de março, nos centros de capacitação. Os cursos são voltados a pessoas acima de 16 anos (com exceção das aulas para adolescentes).
O número de vagas varia de 10 a 15 por curso. Serão abertas mais de 400 vagas, sem contar os participantes do curso de aproveitamento de alimentos e das capacitações oferecidas em parceria com a marca de chocolates, doces e confeitos Mavalério.
A primeira turma, formada no dia 11 de fevereiro, aprendeu a fazer ovos de Páscoa no pote. Nos próximos meses, a empresa volta ao município com aulas de “ovos criativos”, dia 14 de março; “biscoitos e casadinhos”, dia 26 de abril; e “bolos caseiros”, dia 25 de maio.
As inscrições para os cursos da Mavalério devem ser iniciadas dias antes dos eventos. A programação ainda será divulgada pelo Fusstat.