Mais
    Início Cidades Tatuiano Guiga Peixoto toma posse como deputado federal em Brasília

    Tatuiano Guiga Peixoto toma posse como deputado federal em Brasília

    Guiga Peixoto (à direita), um dos 244 deputados federais estreantes na Câmara dos Deputados (foto: Bruno Peres)

    O empresário tatuiano José Guilherme Negrão Peixoto (Guiga Peixoto), eleito deputado federal pelo PSL (Partido Social Liberal), tomou posse do primeiro mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), na sexta-feira, 1º.

    A cerimônia, que incluiu o juramento de respeito à Constituição, aconteceu no auditório “Ulysses Guimarães”, reunindo os 513 deputados federais eleitos e reeleitos em outubro de 2018 para o mandato de quatro anos.

    O tatuiano foi eleito como o candidato a deputado federal mais votado no município. Guiga conquistou 31.718 votos no estado, o equivalente a 0,15% de todos os válidos em São Paulo. Somente em Tatuí, foram 17.485, 32,31% do total.

    Este é o primeiro mandato do político como deputado federal, assim como 47,6% dos representantes na atual formação do Congresso. Este ano, a composição apresenta o maior percentual de novatos entre os 513 deputados que tomaram posse, somando 244 estreantes.

    A Casa ainda será composta por 30 partidos diferentes. PT e PSL elegeram o maior número de representantes. A bancada do PT tem 56 deputados e a do PSL, 52. São os dois partidos com mais deputados federais eleitos. Em seguida, aparecem PP (37), MDB (34) e PSD (34).

    São Paulo está representado por 70 deputados. O PSL ocupa dez cadeiras das destinadas ao estado. A legenda poderia preencher até 16 vagas, contudo, os outros candidatos não atingiram o número mínimo de votos exigidos (30 mil).

    A assessoria do deputado informou a O Progresso que, no primeiro dia de trabalho, Guiga recebeu, no gabinete dele, em Brasília, a prefeita de Itapetininga Simone Marquetto (MDB) e o vereador Hernando Aquino (PV), da Câmara Municipal de Boituva.

    Na segunda-feira, 4, o deputado participou da primeira sessão no Congresso.

    Em entrevista a O Progresso, ainda antes da posse, o deputado afirmou que, entre outros trabalhos voltados ao desenvolvimento da região, pretende defender reformas fiscais, tributárias e da Previdência.

    No Congresso, o deputado federal reiterou que tem planos para fortalecer Tatuí e as cidades da região.