Na próxima terça-feira, 5, a Frafem (Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul) de Tatuí completa 50 anos de fundação. A unidade local surgiu apenas dois anos após a criação da primeira Associação Civil Paramaçônica Feminina no país.
A Frafem é jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil e vinculada à Loja Maçônica Caridade Terceira. Agindo de forma filantrópica, é formada por esposas, filhas, netas, viúvas e parentes de maçons, além de mulheres convidadas para auxiliar em atividades humanitárias.
Em ações no município, a Frafem ressalta buscar desenvolver a fraternidade, apoiando pessoas de acordo com a necessidade e entidades, como o Lar “Donato Flores” e o Cosc (Conselho Social da Comunidade), por exemplo.
Conforme a “fraternista” Dulce Helena Soares Villa Nova, a Associação Civil Paramaçônica Feminina realiza diversos trabalhos em eventos e campanhas de arrecadação, bazares de usados e jantares, para contribuir na captação de recursos a outras associações.
Durante o ano, a Frafem promove campanhas permanentes, como arrecadação de fraldas geriátricas, participação na festa junina do Lar “Donato Flores” e o “Show de Prêmios”.
Ainda realiza campanhas com palestras e atividades específicas para conscientização, no salão do Lar “Donato Flores”, durante o “Outubro Rosa”, que busca prevenir o câncer de mama, e o “Novembro Azul”, que atua contra o câncer de próstata.
Há seis anos na Frafem e há um ano como a 25ª presidente em exercício, Ângela Trevisani Jordão afirma que as fraternistas fazem “um trabalho de ajuda ao próximo”.
Para comemorar o jubileu de ouro, na noite de segunda-feira, 4, haverá um jantar em comemoração aos 50 anos da Frafem de Tatuí, no salão da sede, localizada na rua 13 de Maio, 1.008, centro.