O CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) realizou na sexta-feira da semana passada, 25 de janeiro, na Casa dos Conselhos, assembleia para eleger os seis membros titulares da sociedade civil e respectivos suplentes da nova diretoria, que representará as ações do conselho na gestão 2019/2020.
A diretoria desta gestão 2019/2020 ficou formada por: Daliane Araújo Miranda, presidente; Talita de Campos Urso, vice-presidente; Sandra Lya Fiori da Silva, secretária-geral; e Daniela Rocha, tesoureira.
Daniela Rocha, Ana Paula Bernardo Rocha, Daliane Araujo Miranda, Norberto de Souza Neto, Gabriela Ribeiro Cardoso, Lucilene Pedrina Pereira, Beatriz Gabrielle Orsi, Luan Mascarenhas Rodrigues, Nilso Donizeti Martins, Sandra Lya Fiori da Silva, Vade Manoel Ferreira e Renan Honório de Souza foram eleitos como representantes da sociedade civil.
Os trabalhos serão organizados de forma descentralizada e norteados por três comissões distintas, que atuarão nos eixos de políticas públicas, controle, fiscalização e garantia de direitos e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FMDPD).
De acordo com Daliane Araújo, a reunião de definição da diretoria contou com diversas pessoas com deficiência, acompanhando o encontro e sugerindo ações.
“A gente chama de autodefensoria. A participação da pessoa com deficiência nestes órgãos de controle social e monitoramento das políticas públicas é muito importante, quer dizer que eles querem mudanças e estiveram lá representando a categoria”, ressaltou.
A nova presidente destacou que o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida fez uma articulação junto com o antigo conselho para reunir as pessoas e ouvi-las para definir as ações do próximo biênio.
O conselho é direcionado a fazer o controle e acompanhamento das políticas públicas relacionadas à promoção e garantia de direitos das pessoas com deficiência. Uma das funções é participar do planejamento de ações que dizem respeito a este público.
“Também temos a função de promover a sensibilização na cidade, tanto na questão da garantia de direitos quanto na prevenção dos diversos tipos de deficiência”, acrescentou Daliane.
Conforme a presidente, as metas e ações da gestão devem ser definidas em planejamento dentro das comissões que ainda serão formadas. “São nessas comissões que a gente vai estudar as demandas do município para organizar o nosso plano de ação para os próximos dois anos”.
A primeira reunião do conselho com a nova diretoria já aconteceu no dia da eleição. Na próxima quinta-feira, 7, os conselheiros devem receber uma capacitação informando-os sobre o papel do órgão na sociedade, as atribuições e novas metas.
“Depois da capacitação, nós marcamos as reuniões com as comissões nas quintas-feiras. Mas, a reunião ordinária, que é a aberta à população, vai acontecer toda primeira quinta-feira do mês, na sala dos conselhos”, informou.