“Quando atendemos um passageiro que está na cidade a passeio, a primeira coisa que eles querem saber é o que tem de bom para fazer aqui. Quando isso acontece, usamos o Guia Turístico e Gastronômico ‘Tatuí Cidade Ternura’. Nele, tem tudo que eles precisam saber sobre a cidade”, comentou Emerson Ribeiro, motorista de Uber.
Conforme o profissional, o material criado e editado pelo jornal O Progresso tem sido usado por pelo menos 40 motoristas que oferecem o serviço do aplicativo em Tatuí. A intenção é incentivar o turismo e a economia da cidade, que já é reconhecida como MIT (município de interesse turístico).
“Ele aguça a curiosidade das pessoas e faz com que os passageiros queiram conhecer os atrativos. Nossa intenção já era ajudar a promover o município e, com o material, temos incentivado novos visitantes”, argumentou.
Ribeiro trabalha com a prestadora de serviços digitais na área do transporte privado urbano, em Tatuí e na capital, há um ano. Ele diz que o diferencial de Tatuí tem sido oferecer aos passageiros este tipo serviço, que se assemelha aos de um “guia turístico”.
“Participamos de audiência pública, vimos que nós poderíamos ajudar a promover a cidade, já que estamos transportando passageiros o dia todo. Então, conhecemos o guia e gostamos muito, porque ele é bem completo. É uma referência muito boa para nossos clientes”, afirmou.
Durante o transporte, além de falar sobre os atrativos turísticos do município e contar um pouco da história e dos títulos de “Capital da Música”, “Terra dos Doces Caseiros” e “Cidade Ternura”, o guia é distribuído aos passageiros que se interessam em conhecer mais a cidade.
Alexandre Bastos é prestador de serviços do aplicativo há pouco mais de três meses e conta que também tem utilizado o guia como instrumento de trabalho. Para ele, além de incentivar o turismo, a publicação traz novas oportunidades de trabalho.
“Eu deixo alguns exemplares do guia no bolsão, atrás do banco, de frente com o passageiro, para que ele entre no carro e já tenha curiosidade de ver o material. Muitos começam a folhear e já relataram ter se surpreendido. Tenho uma cliente que já disse que vai voltar na cidade só para visitar os pontos turísticos”, salientou Bastos.
O motorista Israel Gonçalves, que também trabalha com o Uber na cidade, ressaltou que o guia ainda é usado por moradores locais. “Muitos entram no carro e, quando veem os equipamentos turísticos disponíveis, acabam relatando que não conheciam os lugares, mesmo morando aqui”, afirmou.
“Depois de ver o guia, alguns passageiros nos chamam novamente para passeios em família e chegam pedindo para ir aos lugares que viram na publicação. Além de hotéis e restaurantes, também levamos muitos para as baladas durante o período da noite e pontos como a Fábrica São Martinho. Lá, chama muito a atenção de quem passa”, apontou Gonçalves.
De acordo com o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, houve uma parceria com os prestadores de serviço do aplicativo e com motoristas de táxi para que eles pudessem ajudar a divulgar a cidade.
“Os motoristas de Uber foram muito receptivos. Eles atendem muitas pessoas que estão trabalhando em alguma empresa e querem aproveitar a hospedagem na cidade, conhecer a parte cultural. Então, o guia está auxiliando muito a mostrar o que o município tem de bom”, concluiu o secretário.