‘Concluir obras será maior meta de 2019’

Prefeita Maria José pontua ações de 2018 e metas para 2019 (foto: AI Prefeitura)

A O Progresso, na manhã de quarta-feira, 19, a prefeita Maria José Vieira de Camargo avaliou as ações da administração no ano de 2018 e reafirmou compromisso com diversos setores para 2019, destacando as áreas social, de infraestrutura, saúde, cultura e educação.

Segundo a prefeita, uma das metas para o próximo ano é dar continuidade aos projetos de infraestrutura que já estão andamento, assim como a conclusão do CIE (Centro de Iniciação Esportiva) – um prédio de 3.000 metros quadrados em construção no Jardim Lucila – e a instalação de novas escolas.

“Nossa principal busca será continuar as obras, zerar a lista de espera por vagas em creches e melhorar o atendimento da Saúde. É o que nós estamos perseguindo dia a dia. Acho que já avançamos muito, mas quero continuar neste caminho”, afirmou.

Maria José ressaltou que, em dois anos de mandato, conseguiu concluir 80% do plano de governo. A porcentagem, segundo ela, foi avaliada durante reunião semanal de secretários municipais, na segunda-feira, 17, e lista algumas das ações já realizadas.

Infraestrutura

Elencando as ações na área de infraestrutura, a prefeita destacou a conclusão das pontes do Marapé, Jardim Junqueira e Jardim Paulista. Esta última, entregue em cerimônia nesta sexta-feira, 21, com a continuação da duplicação da Marginal do Manduca (reportagem nesta edição).

As obras receberam serviço completo, com sistema de combate a erosão “bolsacreto”, drenagem e paisagismo. Além disso, outras 15 pontes de bairros rurais receberam manutenção.

“Também tínhamos outras duas pontes com problemas (Bosque do Junqueira e Colina Verde) e, com poucos reparos, conseguimos que elas ficassem adequadas. Estamos caminhando muito na manutenção e infraestrutura da cidade, sem dizer que tapamos mais de 30 mil buracos”, acrescentou.

Maria José ressaltou que, no próximo ano, o setor de obras e infraestrutura “terá muito serviço”, referindo-se à liberação do recurso de R$ 10 milhões a ser investido em mobilidade urbana.

Em solenidade no paço municipal, segunda-feira, 17, a política assinou quatro ordens de serviços que incluem pavimentação asfáltica, recapeamento e instalação de lajotas. Os documentos autorizam as construtoras que venceram as licitações a começarem as obras.

Um dos lotes contempla a continuação da duplicação da marginal do Manduca até a entrada da rua Chiquinha Rodrigues, que completará a revitalização do complexo viário.

O dinheiro é proveniente de linha de crédito do programa Pró-Transporte, uma ação do Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal, e do governo do Estado, via Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista).

Conforme o Executivo, os investimentos aplicados nas obras de infraestrutura, na maioria, são provenientes de recursos próprios. “O único financiamento que a Prefeitura contraiu nestes dois anos é com o Desenvolve SP”, assegurou a prefeita.

Ela ressalta que a linha de crédito é limitada e que apenas dez municípios do estado conseguiram o recurso. “Só foi concluído agora, mas trabalhei um ano em busca destes R$ 10 milhões. É um grande ganho para a infraestrutura da cidade”, avaliou.

O financiamento tem prazo de 72 meses para ser pago, com 12 meses de carência e a juro subsidiado. “O futuro prefeito não vai precisar fazer mais nada neste sentido, vai estar com tudo pronto. E, para o desenvolvimento da cidade, é muito importante, não vai onerar os cofres públicos de forma alguma”, afirmou.

A prefeita também acentuou que conseguira realizar diversas obras por meio de emendas parlamentares e que espera a destinação de novos recursos, por meio do marido e ex-prefeito Luiz Gonzaga Viera de Camargo.

O tatuiano deve assumir o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativo de São Paulo ainda no mês dezembro, exercendo mandato até o mês de março. “Gonzaga já nos ajudou muito e, nestes três meses que estará na Alesp, esperamos que ajude ainda mais”, declarou.

Museu da Imagem e do Som será novo equipamento turístico (foto: AI Prefeitura)

Saúde

A UPA (unidade de pronto atendimento) deve ser finalizada no próximo ano, conforme afirmou a prefeita. A data prevista para a entrega era dezembro, contudo, conforme o Executivo, mudanças na planta acabaram atrasando as obras.

O município precisou fazer alterações para adequar o projeto ao padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, uma vez que as medições apresentavam valores acima do previsto. As obras foram reiniciadas em maio deste ano.

Maria José não deu novo prazo para o início das atividades hospitalares, mas garantiu que a nova unidade de saúde ajudará a desafogar o atendimento no Pronto-Socorro “Erasmo Peixoto”.

“Lutamos muito e conseguimos o convênio de volta, mas o Ministério da Saúde quis que fosse a planta original, e isso acabou atrasando um pouco a entrega”, comentou.

Ainda conforme a prefeita, muitos investimentos também foram aplicados na Santa Casa de Misericórdia, como a reforma dos leitos, revitalização da pediatria e do centro cirúrgico.

“Também trabalhamos muito no projeto ‘Abrace a Santa Casa’. Hoje, fisicamente, ela está muito bem. São 111 leitos revitalizados e 33 apartamentos novos”, adicionou.

A prefeita pontuou que mais médicos foram contratos para atender nas unidades básicas de saúde e no pronto-socorro, visando melhorar o atendimento e ampliação das especialidades médicas oferecidas.

Segundo levantamento do Executivo, somente o PS atende mais de 400 pessoas por dia. A administradora pondera que ainda recebe reclamações sobre o local, porém, afirma que, dentro do universo de atendimentos, o número de queixas é baixo, não chegando a 3%.

Educação

No setor educacional, a administradora municipal listou parcerias e aplicações de recursos em serviços que vão desde a infraestrutura e manutenção dos prédios escolares até a área do conhecimento.

“Quando iniciamos o mandato, pegamos as escolas municipais todas sem manutenção. Hoje, já temos uma equipe de trabalho nos prédios para que a gente entregue estas escolas adequadas para o funcionamento”, apontou a prefeita.

Ela ainda reforçou que uma das metas para o setor é zerar a lista de espera de vagas das creches municipais e a construção de novas escolas de ensino infantil.

Os investimentos na área de educação ultrapassam a questão estrutural. Um convênio com o Instituto Ayrton Senna permitirá a implantação do “Gestão Nota 10” a partir do próximo ano letivo.

“O programa irá auxiliar o desenvolvimento dos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental com supervisão e capacitação do instituto. Este novo projeto vai beneficiar, mais ou menos, 4.000 alunos sem custo nenhum para o município”, adiantou.

Outra parceria que trará novidades para o setor educacional no próximo ano é vinculada ao Conservatório. A prefeita revelou que um acordo, com aporte financeiro da Prefeitura, possibilitará a implantação de aulas de música nas escolas municipais em 2019.

O projeto ainda está em fase de elaboração, contudo, segundo o Executivo, deve atender a todas as escolas municipais.

Duplicação e revitalização da Marginal do Manduca terá continuação até a rua Chiquinha Rodrigues (foto: AI Prefeitura)

Cultura

A gestora municipal também citou avanços nos projetos da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, evidenciando a conquista do título de MIT (município de interesse turístico), e a incorporação da estação ferroviária.

O prédio histórico será revitalizado e abrigará um centro cultural. A prefeita assinou protocolo de intenções para este fim com a empresa Rumo Malha Sul S.A., sob ciência do DNIT (Departamento de Infraestrutura de Transportes), no início do mês de dezembro.

“Vamos fazer uma restauração completa na estação ferroviária, para valorizar ainda mais este bem cultural. Acho que vai ser um ganho muito grande para o município, principalmente, para a área turística e para a preservação do patrimônio histórico”, salientou.

Outro equipamento cultural que deve ser inaugurado no próximo ano é o MIS (Museu da Imagem e do Som). O prédio centenário que abrigava o antigo “Matadouro” está sendo restaurado para abrigar as “memórias” tatuianas.

A obra está sendo construída com recursos próprios e deve torna-se novo dispositivo de atração de turistas, cumprindo meta de permanência no MIT. A Prefeitura quer viabilizar, no novo espaço, apresentações musicais, exposições permanentes e itinerantes, entre outras ações.

Conforme a prefeita, a intenção é concluir as obras do prédio ainda no primeiro semestre de 2019. Contudo, como elas seguem com recursos próprios, será necessário aguardar melhora na arrecadação da Prefeitura para a finalização do espaço.

Entre as ações deste ano para o setor de cultura, a administradora lembrou também da inauguração da nova biblioteca. “Ela estava aqui no Centro Cultural, em um espaço escuro, com os livros amontoados. Hoje, temos um novo espaço, mais amplo e mais acolhedor, para incentivar a leitura e a interação entre as pessoas”, asseverou.

A prefeita ainda destacou a ampliação do atendimento nas escolinhas de futebol e balé e os resultados obtidos por meio dos projetos de incentivo.

“Além de ver diversos campeonatos sendo ganhos, aqui e ali, recebemos muitos agradecimentos dos pais e responsáveis, por estarmos incentivando as crianças”, contou. Para a administradora, a apresentação da escola de balé no Conservatório de Tatuí também foi um dos marcos do ano de 2018.

“Mais de 300 crianças que fazem as aulas tiveram a oportunidade de pisar no palco do Conservatório, o que é uma grande glória. Os pais ficaram muito felizes, o espaço ficou lotado. Tudo isso é ganho que, às vezes, passa despercebido, mas beneficia a população”, apontou.

Segurança

Sobre a segurança pública, a prefeita lembrou que uma nova unidade descentralizada da Guarda Municipal já foi inaugurada no Jardim Santa Rita de Cássia e informou que duas novas bases devem ser implantadas em 2019, no Enxovia e no bairro dos Mirandas.

Maria José ainda ressaltou que a Prefeitura investiu em novos uniformes, armamentos e coletes à prova de bala, para equipar os agentes da Guarda Civil Municipal. “Outro grande ganho para a GCM foi a formalização do plano de carreira. Eles agradeceram muito”, acrescentou.

“Lá em 2017, quando pegamos uma prefeitura endividada, uma cidade em uma situação caótica, toda esburacada, com mato por todo canto, três pontes no chão, era um desafio muito grande, e o balanço que eu faço, hoje, é que nós caminhamos muito”, concluiu.