Mais
    Início Cidades Inauguração de complexo viário do Jardim Paulista acontece no dia 21

    Inauguração de complexo viário do Jardim Paulista acontece no dia 21

    Obras no novo complexo viário de acesso ao Jardim Paulista sendo finalizadas (foto: AI Prefeitura)

    A Prefeitura anunciou nesta quinta-feira, 13, que está concluindo a obra viária no acesso ao Jardim Paulista. Além da construção de nova ponte, foi duplicado um novo trecho da marginal do Manduca, realizadas obras de drenagem, construídas duas rotatórias e realizada a contingência da erosão das margens do ribeirão, por meio do sistema de bolsacreto.

    A fase final de obra contempla a sinalização, paisagismo e iluminação pública de todo o complexo viário.

    “Estamos encerrando um ciclo, das pontes no chão, que herdamos no início de 2017. Não foi fácil, mas chegou a hora de virar essa página triste da nossa história. Foram dois anos de muito trabalho para reverter este quadro”, declarou a prefeita Maria José Vieira de Camargo, que visitou a obra nesse mesmo dia.

    A inauguração do complexo viário deverá acontecer na sexta-feira, 21, a partir das 18h30, no acesso à ponte do Jardim Paulista, entre a rua Lions Clube de Tatuí e avenida João Batista Correa Campos (marginal do Manduca).

    A ponte do Jardim Paulista foi interditada parcialmente no dia 10 de janeiro de 2017. No dia 18 do mesmo mês, acabou interditada definitivamente.

    Em fevereiro do ano passado, foi realizada a construção de uma ponte de madeira, de forma provisória, para atender aos moradores do bairro. A demolição da antiga ponte do Jardim Paulista aconteceu no dia 2 de junho de 2017.

    Em março deste ano, ocorreu o içamento das vigas longarinas e o início da colocação das pré-lajes da ponte. Após a construção do dispositivo, concluído em outubro deste ano, começaram as obras de drenagem, duplicação da marginal, construção de rotatórias e reconstituição das margens afetadas pela erosão, pelo sistema bolsacreto.

    Conforme divulgado à imprensa pela assessoria de comunicação da Prefeitura, “ao assumirem em 2017, a prefeita Maria José e o vice-prefeito Luiz Paulo viram como caótica a situação das pontes sobre o ribeirão do Manduca”.

    Com três pontes no chão (Marapé, Jardim Junqueira e Jardim Paulista); uma em obras, porém abandonada (Jardim Colina Verde); e outra comprometida (Residencial Bosques do Junqueira), “foi necessário buscar recursos e priorizar a questão da infraestrutura”.

    “Os recursos vieram através do trabalho do deputado federal Samuel Moreira e do então secretário do Governo, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, do governo do Estado (R$ 950 mil, para a ponte do Marapé) e do Ministério da Integração Nacional (R$ 1 milhão, para as pontes do Jardim Junqueira e Jardim Paulista)”, acrescenta o serviço municipal.

    A Prefeitura liberou o tráfego de veículos nas pontes do Residencial Bosques do Junqueira em março de 2017 e do Jardim Colina Verde, em maio do mesmo ano. A ponte do Marapé foi inaugurada em agosto de 2017 e a do Jardim Junqueira, em dezembro do ano passado.