Na noite de segunda-feira, 10, o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) deu início ao tradicional “Bazar de Natal”. A feira acontece diariamente até a sexta-feira, 21.
A prefeita Maria José Vieira de Camargo marcou presença na abertura oficial do evento. Também estiveram presentes os secretários municipais: Cassiano Sinisgalli (de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude); Juliana Rossetto Leomil Mantovani (Planejamento e Gestão Pública); e José Roberto Xavier da Silva (Segurança Pública e Mobilidade Urbana).
O coral do Projeto Envelhecer Com Qualidade de Vida cantou diversas músicas, chamando a atenção e arrancando aplausos do público presente.
O Bazar de Natal comercializa peças artesanais decorativas confeccionadas pelos alunos, professores e voluntários dos projetos e cursos oferecidos em cada um dos centros de capacitação do Fusstat.
Com o objetivo de arrecadar recursos para os próprios cursos e possibilitar novas ações sociais, a feira vende itens em crochê, crivo e ajour, diversas opções de toalhas bordadas, artigos cama, mesa e banho, aromatizadores de ambientes e bolsas, entre outros.
Os alunos do curso de panificação e outras formações voltadas à culinária estão presentes no “Café Gourmet Solidário”, oferecendo produtos para serem consumidos no local ou levados para casa.
Há tortas de frango e berinjela, esfirras, quiches de milho, empanadas chilenas, wraps e escacatinas, além de diversos tipos de pães: integral, de tomate seco, berinjela, maçã com frutas, batata-doce e rosca de coco.
Ainda, há sobremesas, como panacota com calda de frutas vermelhas, pudim de leite condensado na latinha, fudge, brownie, bolos de pote, geleias, bala de coco com nozes, bolos para café, beliscão e pipoca gourmet.
De acordo com a presidente da entidade, Sônia Maria Ribeiro da Silva, o Bazar de Natal “é o ponto alto do Fusstat”. A feira apresenta todos os trabalhos desenvolvidos durante 2018, e segundo ela, “é o coroamento de um ano que está se encerrando”.
Sônia convida a população para prestigiar o evento e comprar produtos para presentear os amigos e familiares. “Temos presentes a partir de R$ 10, até toalhas bordadas com crivo e ajour”, revelou.
“Presentear alguém com um artigo do Fusstat quer dizer muito, pois há todo amor e superação das pessoas que foram aos cursos e desenvolveram os produtos”, argumentou.
Conforme a presidente, o Bazar de Natal é uma forma de a população entrar na corrente e fazer parte de ações sociais. “Cada um faz um pouquinho e juntos fazemos muito”, concluiu.
A prefeita Maria José lembrou o período de oito anos em que atuou como presidente do Fusstat. Segundo ela, a instituição “dava uma ou outra cesta básica e promovia a campanha do agasalho, antes de iniciar os cursos de geração de empregos e renda em centros de capacitação”.
De acordo com a prefeita, é uma grande satisfação saber que o trabalho iniciado tem recebido continuidade de maneira semelhante ao que era realizado há anos.
“O diferencial do Fusstat sempre foi as pessoas que trabalham nele. Fico muito alegre em ver que a entidade tem uma sequência com a mesma alegria e prazer de ajudar as pessoas”, declarou a chefe do Poder Executivo.
As professoras dos cursos oferecidos nos centros de capacitação são muito talentosas, segundo a prefeita Maria José. Conforme ela, “em mãos calejadas, você encontra talentos maravilhosos”. “Eu digo mãos calejadas, mas que eram mãos leves para um trabalho que desempenhavam”, completou.
A prefeita Maria José conheceu os produtos que estão sendo oferecidos pela feira e que terão toda a renda investida em novos cursos do Fusstat. “Eu já comprei para ajudar”, confessou.
O Bazar de Natal funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 22h, no sábado, das 10h às 18h, e no domingo, das 10h às 14h, no Centro Cultural. Mais informações são possíveis pelo telefone: 3305-3408.