A 4ª Mostra de Prática de Conjunto 2018 do Conservatório de Tatuí traz nesta semana concertos de mais sete grupos pedagógicos mantidos pela escola de música tatuiana – todos com entrada gratuita.
Nesta quinta-feira, 13, às 18h, três Cameratas Juvenis e a Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí sobem ao palco do teatro “Procópio Ferreira”.
O repertório traz músicas brasileiras de Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia, Lupicínio Rodrigues, Waldir Azevedo, Waldemar Henrique, Heitor Villa-Lobos, Geraldo Vandré e muito mais. A professora responsável é Márcia Braga.
No mesmo dia, às 19h, o Grupo de Performance Histórica Jovem do Conservatório se apresenta no auditório da Unidade 2. O programa traz uma seleção de obras da chamada “Música Antiga”, praticada na Europa entre os séculos 16 e 18.
Além de resgatar as composições do período, o grupo usa réplicas de instrumentos musicais da época e leva o público a reviver o clima dos palácios de antigamente. A professora responsável é Débora Ribeiro.
Para fechar a noite, o Grupo de Saxofones do Conservatório de Tatuí assume o palco do “Procópio Ferreira” às 20h. O concerto traz “Quadros de uma Exposição” (Modest Mussorgsky), “Fantasie” (Jules Demersseman), um medley de “O Fantasma da Ópera” (Andrew Lloyd Webber), “Bolero” (Maurice Ravel) e “Mourão” (César Guerra-Peixe). O professor responsável é Marcos Pedroso.
Na sexta-feira, 14, às 18h, o Ensemble de Performance Histórica do Conservatório toca no auditório da Unidade 2, também com músicas europeias dos séculos 16 a 18.
De acordo com o professor responsável, João Guilherme Figueiredo, o repertório terá “Canzon in Gm – Gabriel Archelus” (Francisco Guerreiro), “Passacaglia a 3 e a 4” (Biagio Marini) e “Cantica Sacra” (Henry du Mont).
A mostra continua até domingo, com as Bandas Sinfônicas Infantojuvenil e Jovem, Coro Infantil, Orquestra Sinfônica Jovem e Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí.