A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.
Harry Truman
A Atitude de Liderar
Participando de uma reunião num clube de serviços e o assunto em pauta era sobre ser imparcial e líder.
Num certo momento, um amigo diretor de empresa, disse a seguinte frase: – Um líder precisa ser Justo e Imparcial. A frase pode parecer simples e despretensiosa para quem não medita na profundidade das duas palavras mencionadas: Justiça e imparcialidade.
Quando falamos em Justiça, precisamos nos desvincular um pouco da “Justiça Cega”, aquela que diz que deve tratar todos com igualdade e sem distinção.
O bom líder é também bom observador e ouvinte. Amostras claras de empatia revelam uma capacidade para entender problemas e compreender diferentes pontos de vista. E, por essa razão, o líder não trata todos de uma única forma. Ele considera cada membro de sua equipe individualmente.
A justiça deve agir com Imparcialidade, no entanto precisamos lembrar: – Ser imparcial é não tomar partido de fulano ou de beltrano ao acaso, mas tratar cada um com seus méritos e valores; é considerar seus defeitos e suas qualidades.
Assim, ser Justo e Imparcial embarca um pensamento mais amplo e de moderação. Ser justo é ser correto, ter e usar-se de bom senso, agir sempre com bom tom, e tom aqui serve também para o sentido sonoro, tom da voz.
Um líder precisa agir com docilidade, ser dócil é uma das mais lindas características de qualquer ser humano, principalmente de um bom líder.
O líder deve ser Justo e Imparcial. O líder não pode ser partidário, não pode pensar em “panelinhas”, não pode ajuizar que este ou aquele é seu “amigo” e merece um tratamento especial.
Não! O líder deve agir com respeito para com todos inclusive para com os que não fazem parte do seu grupo informal, mas que estejam na empresa por mérito pessoal. Dessa maneira, por valor e com mérito devemos agir.
Imparcialidade significa justiça, ausência de favoritismo e de preconceitos. Um líder imparcial é aquele que:
Concentra-se em tomar boas decisões que beneficiem a todos, não apenas a alguns. Está preocupado em fazer o que é certo, não o que vai agradar a maioria das pessoas.
Não cede a caprichos de alguns e sempre sustenta as decisões que considera serem as corretas. Escuta cuidadosamente as pessoas para distinguir a verdade da mentira.
Está sempre atento para perceber possíveis casos de discriminação e desonestidade dentro da empresa.
Consegue fazer mediação de conflitos levando em consideração apenas o fato em questão, sem se deixar levar por favoritismos.
Se você quer ser um líder melhor deve fazer o possível para ser justo é uma ótima maneira de começar. Algumas atitudes que irão te ajudar a ser imparcial são: – Seja aberto e honesto em relação às razões por trás de suas decisões.
Um líder deve ser capaz de reconhecer o esforço de seus subordinados individualmente e como grupo, prática fundamental para manter o rumo de conquistas.
A arte de reconhecimento cria uma cultura de gratidão. E não é preciso esperar a chegada de grandes vitórias para elogiar os membros da equipe. Pequenas atitudes bastam para que palavras de incentivo sejam usadas na hora certa.