Com a aproximação do término, o 23o Campeonato de Verão já apresentou o primeiro finalista, o Palanqueado. A competição realiza os jogos de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 19h, no estádio “José Rubens do Amaral Lincoln”, do São Martinho.
Disputado em dupla eliminatória, os times que acumulam duas derrotas encerram a participação no certame. Nestes dias, seis times foram eliminados, restando, até o momento, apenas quatro no torneio.
Anteriormente, na sexta-feira, 23 de novembro, o Tubarão venceu o Tatuiano por 2 a 0 e eliminou o adversário.
Os dois confrontos seguintes eram entre equipes que ainda não haviam perdido no certame. Na segunda-feira, 26 de novembro, após o apito final, o placar registrou a vitória do San Raphael diante da FBA, por 2 a 0. Resultado idêntico à partida do dia seguinte, quando o Palanqueado superou o Amizade.
Na quarta-feira, 28 de novembro, as partidas eliminatórias voltaram a ser disputadas. Ao final do tempo regulamentar, Vitória Santa Cruz e Vila Esperança empataram em 1 a 1. Porém, nas penalidades, o Vitória Santa Cruz ganhou sobrevida no torneio ao vencer por 3 a 2.
Outro time excluído do “Verão”, no jogo do dia seguinte, foi o São Cristóvão, derrotado pelo Tubarão pelo placar de 3 a 1.
A partida da noite de sexta-feira, 30 de novembro, foi interrompida aos quatro minutos do segundo tempo, por conta de forte chuva que caiu no município. No momento do adiamento do confronto entre os finalistas, a FBA vencia o Amizade por 1 a 0.
O jogo foi reiniciado apenas na segunda-feira, 3, momentos antes do confronto previsto para a data. Após o recomeço da disputa, o Amizade marcou o gol de empate e, na se-quência, ganhou por 2 a 1 nos pênaltis, eliminando a FBA.
Pouco depois, em novo jogo entre times invictos, o Palanqueado realizou a partida que lhe rendeu uma vaga para a decisão do campeonato. A equipe empatou com o San Raphael por 1 a 1 e se deu melhor na marca da cal, vencendo por 4 a 3.
Na terça-feira, 4, houve mais uma eliminação no torneio, quando o Tubarão aplicou 2 a 0 na equipe Vitória Santa Cruz. A próxima partida seria na noite desta sexta-feira, 7, quando a tabela do Verão prevê o confronto do San Raphael contra o Amizade, a partir das 19h (após o fechamento desta edição, às 17h).
Conforme a tabela, o perdedor do jogo entre San Raphael e Amizade é eliminado, enquanto o vencedor deve enfrentar a equipe do Tubarão na segunda-feira, 10.
Este confronto indicará o adversário do Palanqueado na final, inicialmente prevista para quarta-feira, 12. Como o Palanqueado ainda está invicto, em caso de vitória, poderá ser campeão na data. Porém, se for derrotado, a organização prevê a finalíssima do Verão para sexta-feira, 14.