O Ambulatório de Infectologia CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, começa a campanha “Fique Sabendo” neste sábado, 1º (Dia Mundial de Luta contra a Aids), das 9h às 13h, na Praça da Matriz.
A ação tem por objetivo incentivar a realização dos testes de HIV e sífilis entre as pessoas sexualmente ativas. Ela é organizada pelo governo do estado de São Paulo, Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e Programa Estadual CRT (Centro de Referência e Treinamento DST/Aids).
Na ocasião, os técnicos da secretaria estarão realizando testes rápidos, a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, que permitem que, em apenas meia hora, o paciente conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.
De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Aline Tochinski de Camargo, além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, identificar e encaminhar as pessoas infectadas com HIV aos serviços especializados.
Ela ressalta que o diagnóstico precoce é importante para a realização do tratamento e “para uma vida com melhor qualidade para a pessoa infectada”. “Quanto antes uma pessoa HIV positivo conhecer sua sorologia, menor será a complexidade de seu tratamento”, explica.
Os testes rápidos estarão sendo feitos também, a partir da próxima segunda-feira, 3, até o término da campanha, dia 7, em todas as unidades básicas de saúde e no Ambulatório de Infectologia.
Nas UBSs, o horário é de segunda-feira a sexta-feira, sendo: das 8h às 16h, no Jardim Gonzaga; das 8h às 13h, nas unidades rurais Congonhal, Mirandas, Americana e Enxovia; das 8h às 17h, no Jardim Santa Rita de Cássia, Rosa Garcia, Santa Luzia, CDHU, Tóquio e vila Angélica; e das 8h às 18h, nas demais unidades.
No Ambulatório de Infectologia, o atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, dependendo da escala de atendimento em vigor.
Outras duas ações estão programadas: na quarta-feira, 5, das 13h às 15h, no Clube Renascer, e na sexta-feira, 7, das 8h às 10h, no Centro Municipal de Especialidades Médicas (Cemem).
Mais informações podem ser adquiridas no Ambulatório de Infectologia, situado na travessa Monsenhor Magaldi, 296, centro, próximo à Maternidade. Telefone: (15) 3259-1564.