O Conservatório sedia neste sábado, 1º, o Encontro de Alaudistas do Brasil. O evento, organizado pela Associação de Alaudistas do Brasil (Lutebr), reúne estudantes e profissionais de cordas dedilhadas históricas em master classes, debates e concertos voltados à área de performance histórica. As atividades são realizadas na Unidade 2 do Conservatório, com entrada gratuita.
“A técnica da mão direita no repertório de cordas dedilhadas históricas” será o tema de uma mesa-redonda, às 10h. Às 12h, o alaudista Anderson Lima faz concerto com alaúde renascentista e guitarra barroca. Ele apresentará obras de Antonio de Santa Cruz, Francisco Guerdau, Gaspar Sanz e Santiago de Murcia.
O músico também ministra master class às 14h. É formado em violão erudito pela Universidade Cruzeiro do Sul e estudou no Conservatório Manuel de Falla, em Buenos Aires (Argentina), onde fez aperfeiçoamento em instrumentos de cordas dedilhadas antigas, sob orientação de Dolores Costoyas.
A programação segue às 16h, com master class do músico Bruno Inácio, que se dedica à música desde 1998. Ele iniciou os estudos com violão clássico e popular, optando pelo alaúde renascentista a partir de 2010.
Atualmente, recebe orientações de um dos maiores estudiosos do contraponto histórico renascentista e barroco, Giorgio Paccioni. Inácio encerra o encontro com concerto de arquialaúde, às 19h, e obras de Giovanni Maria da Crema, Giovanni Girolamo Kapsberger, Alessandro Piccini e a “Fantasia Sopra Ancor che col Partite”, de autoria própria.