A 2ª Mostra de Dança de Tatuí espera reunir mais de 2.000 espectadores neste sábado, 24, às 19h, na Concha Acústica “Spártacco Rossi”, na praça Antônio Prado, conforme informou o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.
De acordo com o secretário, o evento ainda deve reunir mais de 300 dançarinos a partir dos três anos de idade, em quatro categorias de estilo livre. Foram convidadas, aproximadamente, dez academias, escolas de dança e bailarinos solo.
O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e, segundo Sinisgalli, tem o intuito de valorizar a dança como manifestação artística, destacando a expressividade dela no cenário cultural.
“O nosso maior objetivo é estar fortalecendo mais uma arte, além da música, que já é tradicional na cidade”, assegurou o secretário.
Sinisgalli salienta que o evento começou em 2017, a pedido da prefeita Maria José Vieira de Camargo e das escolas de dança da cidade. “No ano passado, tivemos uma boa aceitação e, neste ano, vamos repetir para fomentar cada vez mais esta classe artística”, comentou.
O secretário frisou que a mostra não tem caráter competitivo. Segundo ele, será uma ação colaborativa e que busca promover a integração entre grupos e bailarinos do município.
“Acho que a interação, entre os grupos, é muito importante. É bonito ver, no dia da apresentação, as escolas todas unidas na cochia, uma ajudando a outra e incentivando. Não fica uma coisa competitiva, comparativa, é apenas uma amostra do talento dos tatuianos”, acrescentou.
O encerramento das apresentações está previsto para as 23h. No final, cada grupo ou dançarino solo ganha um certificado de participação. A produção fica por conta da prefeitura, com montagem da estrutura de som e iluminação. As agremiações se encarregam das coreografias e figurinos.
O festival de dança será dividido em quatro categorias: “baby”, de quatro a seis anos de idade; “infantil”, de 7 a 11; “infanto-juvenil”, de 12 a 14; e “adulto”, acima de 15 anos. Cada escola ou academia pode participar, no máximo, de duas coreografias por categoria, não ultrapassando o tempo total de dez minutos.
“Tatuí é muito rica na parte cultural. Então, temos que incentivar. Esta é mais uma ação em um segmento muito forte da cidade, que é a dança. Prova disso é que, recentemente, ganhamos como uma das melhores apresentações do Jori (Jogos Regionais dos Idosos) com o grupo de dança da melhor idade”, finalizou.