Mais
    Início Cultura Mostra de dança espera reunir mais de 2.000 espectadores na ‘Concha’

    Mostra de dança espera reunir mais de 2.000 espectadores na ‘Concha’

    Foram convidadas, aproximadamente, dez academias, escolas de dança e bailarinos solo (foto: AI Prefeitura)

    A 2ª Mostra de Dança de Tatuí espera reunir mais de 2.000 espectadores neste sábado, 24, às 19h, na Concha Acústica “Spártacco Rossi”, na praça Antônio Prado, conforme informou o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

    De acordo com o secretário, o evento ainda deve reunir mais de 300 dançarinos a partir dos três anos de idade, em quatro categorias de estilo livre. Foram convidadas, aproximadamente, dez academias, escolas de dança e bailarinos solo.

    O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e, segundo Sinisgalli, tem o intuito de valorizar a dança como manifestação artística, destacando a expressividade dela no cenário cultural.

    “O nosso maior objetivo é estar fortalecendo mais uma arte, além da música, que já é tradicional na cidade”, assegurou o secretário.

    Sinisgalli salienta que o evento começou em 2017, a pedido da prefeita Maria José Vieira de Camargo e das escolas de dança da cidade. “No ano passado, tivemos uma boa aceitação e, neste ano, vamos repetir para fomentar cada vez mais esta classe artística”, comentou.

    O secretário frisou que a mostra não tem caráter competitivo. Segundo ele, será uma ação colaborativa e que busca promover a integração entre grupos e bailarinos do município.

    “Acho que a interação, entre os grupos, é muito importante. É bonito ver, no dia da apresentação, as escolas todas unidas na cochia, uma ajudando a outra e incentivando. Não fica uma coisa competitiva, comparativa, é apenas uma amostra do talento dos tatuianos”, acrescentou.

    O encerramento das apresentações está previsto para as 23h. No final, cada grupo ou dançarino solo ganha um certificado de participação.  A produção fica por conta da prefeitura, com montagem da estrutura de som e iluminação. As agremiações se encarregam das coreografias e figurinos.

    O festival de dança será dividido em quatro categorias: “baby”, de quatro a seis anos de idade; “infantil”, de 7 a 11; “infanto-juvenil”, de 12 a 14; e “adulto”, acima de 15 anos. Cada escola ou academia pode participar, no máximo, de duas coreografias por categoria, não ultrapassando o tempo total de dez minutos.

    “Tatuí é muito rica na parte cultural. Então, temos que incentivar. Esta é mais uma ação em um segmento muito forte da cidade, que é a dança. Prova disso é que, recentemente, ganhamos como uma das melhores apresentações do Jori (Jogos Regionais dos Idosos) com o grupo de dança da melhor idade”, finalizou.