O Conservatório de Tatuí contou com representantes na “XV Semana do Cravo”, realizada pela escola de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre segunda-feira e quarta-feira, 29 a 31 de outubro.
O evento teve participação do professor doutor e assessor pedagógico do Conservatório, Pedro Persone, e do estudante José Renato Gonçalves, aluno do curso de cravo da instituição.
Persone ministrou palestras abordando “As publicações de pesquisas brasileiras” e “J. S. Bach: o piano, o cravo, o clavicórdio e o fortepiano”, ao lado do professor-doutor Marcelo Fagerlande, da UFRJ, do clavicordista Erasmo Estrada e do pianista Jean Louis Steuerman.
Gonçalves apresentou obras de William Byrd, Carlos Seixas, Johan Sebastian Bach e Jean-François Dandrieu.
A atividade compartilhada entre os dois programas de pós-graduação da escola de música da UFRJ é um evento único de cravo no país. Criado e coordenado por Fagerlande, reúne, anualmente, alunos e docentes que se dedicam à pesquisa em torno do instrumento.
Conforme a organização, pesquisadores do panorama brasileiro e internacional estiveram presentes, além de uma nova geração de cravistas, que discutiram e apresentaram recitais compreendendo uma ampla gama de estilos e temas.
Aloysio Fagerlande (Promus) e Pauxy Gentil-Nunes (PPGM) iniciaram, nesta edição, uma parceria com o Centro de Música Barroca de Versalhes. Em comemoração aos 15 anos do evento, serão publicadas as histórias da “XV Semana do Cravo” em formato digital.
Estes estudos, agora disponíveis nas páginas eletrônicas do Promus e do PPGM, visam a contribuir para o enriquecimento da bibliografia sobre o cravo em português.