Os resultados de 2018 do mercado supermercadista prometem ser melhores em comparação ao registrado no ano anterior e a Coop – Cooperativa de Consumo segue no mesmo ritmo. Ao completar 64 anos de fundação, mantém a entrega da maioria dos investimentos planejados para o ano e lança serviços inéditos no segmento.
Além do término de obras de expansão e modernização da loja Perimetral, em Santo André, e das três novas drogarias abertas em 2018 (uma em Santo André e duas em São Caetano do Sul, no ABC Paulista), até dezembro serão inauguradas mais duas em Santo André, passando para 19 drogarias de rua e 31 internas, localizadas dentro de suas lojas.
Ainda neste ano, a Coop também colocará em prática o serviço de assistência farmacêutica, que vem sendo trabalhado pela empresa há pelo menos dois anos, tanto na estrutura das unidades quanto na capacitação dos farmacêuticos.
Da equipe de 144 farmacêuticos que atua na cooperativa, 30 deles já estão formados no curso de pós-graduação em farmácia clínica e prescrição farmacêutica, bancado integralmente pela Coop, e outros 30 receberão o diploma no próximo mês.
Com a formação acadêmica, condição essencial e requerida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) para o exercício da assistência farmacêutica, os profissionais já podem fazer o atendimento clínico, verificando sinais e sintomas do paciente, e até a prescrever medicamentos isentos de receita médica. Podem, ainda, aferir a pressão arterial e realizar testes de glicemia, além de outros atendimentos.
Novidades: atenta às tendências do varejo, a Coop inaugurou em setembro, na loja Industrial, em Santo André, um espaço exclusivo da marca de carnes Swift.
A parceria, que será estendida neste mês para a loja Árvore Grande, em Sorocaba, chega para complementar o setor de açougue da rede, trazendo 214 itens congelados, entre eles carnes (bovinos, suínos, aves e ovinos), vegetais e pratos prontos, por exemplo.
“Somos o primeiro supermercado do Grande ABC a contar com o serviço da marca Swift nesse modelo de negócio”, ressalta Marcio Valle, presidente executivo.
Outro projeto que ganhou vida no início deste mês, também na loja Industrial, foi o restaurante self service, com 50 lugares e cardápio assinado pela Nestlé.
O espaço de alimentação de 80 m² vem fortalecer a parceria com a multinacional suíça, já presente na rotisseria, cafeteria e linha de bolos confeitados. Uma aliança que vai render mais frutos com a expansão do serviço de cafeteria para as lojas Joaquim Nabuco, em São Bernardo, e Perimetral, em Santo André. A expectativa é que os novos serviços oferecidos em parceria com a Nestlé representem, em breve, 4% do faturamento total da rede.
Paralelamente aos projetos de modernização, a Coop vem adotando investimentos pontuais nas lojas. A boa aceitação dos cooperados e clientes ao serviço de autocaixa, presente em 13 unidades, levou a cooperativa a ampliar a oferta dessa opção de pagamento, assim como estender a tecnologia para outras lojas.
Este serviço, que dá ao usuário autonomia para o registro e o pagamento da compra, já representa média de 13% do volume total de cupons emitidos diariamente.
Atualmente, a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina. Possui 812 mil cooperados ativos, cerca de 6.500 colaboradores diretos, 31 unidades de distribuição – 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí –, além de três postos de combustíveis e 48 drogarias, sendo 31 internas nas lojas e 17 de rua. A cooperativa encerrou 2017 com faturamento total de R$ 2,2 bilhões.
Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade, a exemplo do ciclo de palestras gratuito; programa de saúde e qualidade de vida; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes onde tem unidades de distribuição.