Fazer música usando apenas objetos e instrumentos de percussão. Esta é a proposta do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, que fará concerto nesta quinta-feira, 25, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”. A entrada é gratuita.
Criado em 1975 e formado por alunos e professores do Conservatório, o grupo tem como missão pesquisar e executar músicas específicas para instrumentos de percutir (bater), sejam tambores, tímpanos, xilofones e pratos sinfônicos ou apenas pedaços de cano, vassouras velhas, tampinhas de garrafa e bacias com água.
Além de executar clássicos do repertório erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a imensa variedade de possibilidades sonoras da percussão. Suas apresentações trazem, além de música, diferentes performances e coreografias.
Neste concerto, o grupo interpretará as músicas “M.O.S.” (Gouglas Gutjahr), “Sexteto para Percussão” (Gary Coleman), “Geometrics” (autor desconhecido), “Mãe Terra – Pai Céu” (Ney Rosauro), “Dichotomy” (Antony Cirone) e “Concerto para Grupo de Percussão” (David Gillingham”, com participação especial da pianista Cristiane Bloes.
O grupo é formado pelos professores Luís Marcos Caldana e Agnaldo Silva, além dos bolsistas Ana Luiza Cassarotte, Bianca Pavanello, Caio Lucatelli, Roger Brandino e Rosa Huillca.
O concerto contará, também, com os percussionistas convidados Giovanni Ricioli, Igor Palácios, Jeferson Oliveira, Jose Augusto Ducatti, Laysa Pinheiro, Lucas Piovezan, Maura Jansson, Nicolas Botelho, Robson Moraes e Rodrigo Moura. A coordenação é de Luís Marcos Caldana.