Mais de 20 mil eleitores não compareceram às urnas neste domingo, 7, nas seções eleitorais de Tatuí, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O nível de abstenção, de 23,77%, é o mais alto em relação às duas últimas eleições. Em número de eleitores, isso representa 20.281 mil pessoas.
O índice de abstenção subiu dois pontos percentuais, em relação ao pleito anterior, de 2016, quando o TSE registrou 21,91% de abstenções, e, em relação a 2014, quando 21,7% dos eleitores deixaram de votar.
Conforme o chefe do cartório de Tatuí, Rodrigo de Proença Soares, as abstenções mostram um número alto, mas que, se comparadas, não representam aumento expressivo. “A gente trabalha com uma média de 20% a 21%. Então, a progressão não está sendo muito alta”, avaliou.
Ainda segundo Soares, o número de abstenções leva em conta o eleitorado apto a votar, ou seja, que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral, já excluindo os falecidos e suspensos.
Com 231 seções em 29 locais de votação, o município representa o maior colégio da 140ª Zona Eleitoral. Atualmente, o número de eleitores aptos a votarem é de 85.353, sendo que 22,38% do eleitorado local aderiram ao recadastramento biométrico, o que representa 19.105 recadastrados.
Para o segundo turno, o chefe do cartório avalia que possa haver um número mais alto de abstenções. “O cenário político está muito difícil de fazer qualquer tipo de previsão. Eu não esperava uma abstenção tão grande neste primeiro turno, por conta da polarização entre dois partidos e dois candidatos. Mas, se for para fazer uma aposta, acho que será maior no segundo turno”, frisou.
Soares orienta que os eleitores que não compareceram ao pleito a procurem o cartório eleitoral para regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral.
“A justificativa pode ser feita de duas formas, ou pagando a multa eleitoral, no valor de R$ 3,51 por turno, ou apresentando um requerimento de justificativa ao juiz eleitoral, demonstrando documentalmente os motivos da ausência no primeiro turno”, explicou.
A ausência do primeiro turno pode ser justificada até o dia 6 de dezembro e, em relação ao segundo turno, até o dia 27 de dezembro. São 60 dias após cada turno de votação.
Soares ressalta que, para o segundo turno, os eleitores que perderam o título ou não sabem o local e seção onde votam devem procurar o cartório eleitoral. “É importante que esses eleitores compareçam previamente, antes do segundo turno, aqui no Cartório Eleitoral, para obter essas informações e evitar transtornos no dia do pleito”, comentou.